15 Ideias de Atividades (BNCC) 5º ano educação física

1. Jogo da Memória com Movimentos Corporais

Esta atividade consiste em criar um jogo da memória utilizando cartões que representam diferentes movimentos corporais, como saltos, giros e corridas. Os alunos devem encontrar os pares de movimentos e, ao fazê-lo, realizar a atividade correspondente. Essa dinâmica estimula a memória e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Atividades Físicas

Os alunos são divididos em grupos e cada grupo passa por estações com diferentes atividades físicas, como corrida, salto em distância e exercícios de força. O circuito pode ser cronometrado para incentivar a competição saudável. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras com Temática de Esportes

Adapte o clássico jogo da dança das cadeiras para incluir músicas relacionadas a esportes. Quando a música parar, os alunos devem se sentar e, em vez de eliminar, devem compartilhar um esporte que gostam. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Caça ao Tesouro com Desafios Físicos

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem completar desafios físicos para encontrar pistas. Os desafios podem incluir correr uma certa distância ou realizar um número específico de saltos. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Mini-Olimpíadas

Promova um evento de mini-olimpíadas, onde os alunos competem em várias modalidades, como corrida, salto em altura e arremesso de peso. Isso promove o espírito esportivo e a prática de diferentes esportes. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Atividades de Alongamento em Grupo

Inicie as aulas com uma sessão de alongamento em grupo, onde os alunos aprendem a importância do aquecimento e do alongamento para prevenir lesões. Cada aluno pode liderar um alongamento, promovendo a interação. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Jogos de Tabuleiro com Movimentos Físicos

Crie um jogo de tabuleiro onde cada casa representa um movimento físico que os alunos devem realizar. Isso pode incluir correr, pular ou dançar. É uma maneira divertida de integrar o aprendizado com a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Atividades de Coordenação com Bolas

Utilize diferentes tipos de bolas para realizar atividades que desenvolvam a coordenação motora, como dribles, passes e arremessos. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, promovendo a colaboração. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Aulas Temáticas de Esportes

Dedique uma aula para explorar um esporte específico, como futebol ou basquete. Os alunos podem aprender sobre as regras, a história e praticar os fundamentos do esporte escolhido. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Atividades de Relaxamento e Respiração

Finalize as aulas com atividades de relaxamento e respiração, ensinando os alunos a importância do descanso e da recuperação após a atividade física. Isso pode incluir exercícios de meditação simples. Habilidade BNCC: EF15EF10.