15 Ideias de Atividades (BNCC) 5º ano de artes

1. Criação de Máscaras com Elementos da Cultura Brasileira

Nesta atividade, os alunos irão explorar a diversidade cultural do Brasil através da criação de máscaras inspiradas em diferentes regiões do país. Os estudantes podem pesquisar sobre as tradições e festas populares, como o Carnaval, e utilizar materiais recicláveis para confeccionar suas máscaras. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR01, que propõe a apreciação e a criação de obras de arte que reflitam a cultura local.

2. Pintura Coletiva em Grande Escala

Os alunos serão divididos em grupos para criar uma pintura coletiva em uma grande folha de papel ou em uma parede da escola. Cada grupo ficará responsável por uma parte da obra, incentivando a colaboração e a troca de ideias. Essa atividade estimula a habilidade EF15AR02, que envolve a produção de obras de arte em grupo, promovendo a interação e o respeito às diferentes opiniões.

3. Montagem de um Mural de Artes Visuais

Os alunos poderão criar um mural na escola que represente a diversidade de expressões artísticas. Cada estudante deve trazer uma obra de arte que admire, podendo ser uma pintura, escultura ou fotografia. A atividade está relacionada à habilidade EF15AR03, que aborda a análise e a apreciação de diferentes manifestações artísticas.

4. Criação de Histórias em Quadrinhos

Nesta atividade, os alunos irão desenvolver suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando elementos visuais e narrativos. Eles poderão trabalhar em duplas ou grupos, estimulando a criatividade e a expressão artística. Essa atividade se alinha à habilidade EF15AR04, que incentiva a produção de narrativas visuais.

5. Estudo e Recriação de Obras de Artistas Famosos

Os alunos escolherão uma obra de um artista famoso e deverão recriá-la utilizando técnicas de sua preferência, como pintura, colagem ou desenho. Essa atividade promove a habilidade EF15AR05, que envolve a apreciação e a recriação de obras de arte conhecidas, estimulando o aprendizado sobre a história da arte.

6. Oficina de Escultura com Materiais Recicláveis

Nesta atividade, os alunos utilizarão materiais recicláveis para criar esculturas. Eles poderão trabalhar individualmente ou em grupos, desenvolvendo a habilidade de transformar objetos do cotidiano em arte. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR06, que propõe a criação de obras tridimensionais.

7. Apresentação de Danças Folclóricas

Os alunos pesquisarão e apresentarão danças folclóricas de diferentes regiões do Brasil. Cada grupo ficará responsável por uma dança, que deverá ser apresentada para a turma. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15AR07, que envolve a apreciação e a prática de danças tradicionais.

8. Criação de um Livro de Arte

Os alunos poderão criar um livro de arte que reúna suas produções artísticas ao longo do ano. Eles devem incluir desenhos, pinturas e colagens, além de textos explicativos sobre cada obra. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR08, que propõe a organização e a apresentação de produções artísticas.

9. Estudo sobre Arte Digital

Nesta atividade, os alunos serão introduzidos ao mundo da arte digital, utilizando programas de edição de imagem para criar suas próprias obras. Eles poderão explorar diferentes técnicas e estilos, desenvolvendo a habilidade EF15AR09, que envolve a produção de arte utilizando tecnologias digitais.

10. Criação de Cartazes sobre Sustentabilidade

Os alunos irão desenvolver cartazes que abordem temas relacionados à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente. Essa atividade estimula a consciência ambiental e está alinhada à habilidade EF15AR10, que propõe a produção de obras que reflitam questões sociais e ambientais.