15 Ideias de Atividades (BNCC) 4º ano ensino fundamental educação física

1. Jogo da Memória com Movimentos Corporais

Esta atividade consiste em criar um jogo da memória utilizando cartões que representam diferentes movimentos corporais, como saltos, giros e corridas. Os alunos devem encontrar os pares de movimentos e, em seguida, realizar cada um deles. Essa atividade promove a memória, a coordenação motora e o conhecimento sobre as capacidades físicas. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Atividades Físicas

Organize um circuito com diferentes estações, cada uma com uma atividade física específica, como corrida, pular corda, e exercícios de força. Os alunos devem passar por cada estação em um tempo determinado. Essa atividade estimula a resistência, a força e a agilidade, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras com Música e Movimento

Realize a clássica dança das cadeiras, mas com um toque especial: ao invés de apenas sentar, os alunos devem realizar um movimento específico ao redor das cadeiras, como passos de dança ou saltos. Essa atividade desenvolve a coordenação, o ritmo e a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Caça ao Tesouro com Desafios Físicos

Crie uma caça ao tesouro onde os alunos precisam completar desafios físicos para encontrar pistas. Os desafios podem incluir correr até um ponto específico, fazer um número determinado de flexões ou saltos. Essa atividade incentiva a atividade física e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Jogos Tradicionais Adaptados

Adapte jogos tradicionais, como queimada ou pega-pega, para incluir regras que incentivem o movimento e a estratégia. Por exemplo, na queimada, os alunos podem ter que realizar um movimento específico antes de arremessar a bola. Essa atividade promove a atividade física e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Atividades de Roda de Conversa sobre Saúde

Promova uma roda de conversa onde os alunos discutem a importância da atividade física e hábitos saudáveis. Após a conversa, os alunos podem participar de uma atividade física relacionada ao tema discutido, como uma corrida ou um jogo. Essa atividade estimula a reflexão e a prática de hábitos saudáveis. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Criação de Coreografias em Grupo

Divida os alunos em grupos e peça que criem uma coreografia utilizando movimentos de dança ou exercícios físicos. Após a criação, cada grupo apresenta sua coreografia para a turma. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão corporal e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Atividades de Lazer com Materiais Recicláveis

Utilize materiais recicláveis para criar jogos e atividades físicas, como obstáculos feitos de garrafas PET ou bolas de papel. Os alunos podem competir em equipes para completar um percurso. Essa atividade promove a sustentabilidade e a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Gincana de Atividades Físicas

Organize uma gincana com diferentes provas físicas, como corrida de saco, arremesso de bola e corrida com colher. Os alunos devem competir em equipes, promovendo a cooperação e o espírito esportivo. Essa atividade estimula a competitividade saudável e a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Yoga para Crianças

Introduza os alunos ao yoga com posturas simples e técnicas de respiração. A prática de yoga ajuda a desenvolver a concentração, o equilíbrio e a flexibilidade. Após a prática, os alunos podem compartilhar suas experiências e sensações. Habilidade BNCC: EF15EF10.