15 Ideias de Atividades (BNCC) 4º ano ciências

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que pode ser realizada com os alunos é a observação do crescimento de diferentes tipos de plantas. Os estudantes podem plantar sementes em copos descartáveis e acompanhar o desenvolvimento ao longo das semanas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: 4º ano – Ciências – EF04CI01, que envolve a investigação de características das plantas e seu ciclo de vida.

2. Montagem de Ecossistemas

Os alunos podem criar mini-ecossistemas em garrafas PET, utilizando terra, plantas e pequenos animais, como insetos. Essa atividade permite que os estudantes compreendam as interações entre os seres vivos e o meio ambiente, alinhando-se à habilidade BNCC: 4º ano – Ciências – EF04CI02, que trata das relações entre os organismos e o ambiente.

3. Observação do Clima

Os alunos podem criar um diário do clima, registrando as condições meteorológicas ao longo de um mês. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de observar e registrar fenômenos naturais, conforme a habilidade BNCC: 4º ano – Ciências – EF04CI03, que envolve a análise de dados sobre o clima e suas variações.

4. Experiência com Água

Realizar experimentos que demonstrem a evaporação e a condensação da água é uma excelente maneira de ensinar sobre o ciclo da água. Os alunos podem observar a formação de gotas em uma tampa quente e discutir o processo. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC: 4º ano – Ciências – EF04CI04, que aborda os estados físicos da água e suas transformações.

5. Criação de Cartazes sobre Animais

Os alunos podem pesquisar sobre diferentes animais e criar cartazes informativos, destacando suas características, habitat e alimentação. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação de informações, alinhando-se à habilidade BNCC: 4º ano – Ciências – EF04CI05, que envolve a identificação e descrição de seres vivos.

6. Experimentos com Magnetismo

Os alunos podem explorar os princípios do magnetismo utilizando ímãs e objetos do cotidiano. Essa atividade prática permite que os estudantes compreendam as propriedades dos materiais e suas interações, conforme a habilidade BNCC: 4º ano – Ciências – EF04CI06, que envolve a investigação de fenômenos físicos.

7. Observação de Insetos

Uma atividade ao ar livre que envolve a coleta e observação de insetos pode ser muito enriquecedora. Os alunos podem identificar diferentes espécies e discutir suas funções no ecossistema. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: 4º ano – Ciências – EF04CI07, que trata da diversidade dos seres vivos e suas interações.

8. Experiência com Som e Vibrações

Os alunos podem realizar experimentos para entender como o som se propaga através de diferentes materiais. Utilizando copos e cordas, eles podem explorar a vibração e a transmissão do som. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC: 4º ano – Ciências – EF04CI08, que envolve a investigação de fenômenos sonoros.

9. Criação de um Herbário

Os alunos podem coletar folhas de diferentes plantas e criar um herbário, aprendendo sobre a biodiversidade local. Essa atividade promove a observação e a catalogação de espécies, alinhando-se à habilidade BNCC: 4º ano – Ciências – EF04CI09, que trata da classificação dos seres vivos.

10. Jogos sobre Sustentabilidade

Os alunos podem participar de jogos educativos que abordem a importância da sustentabilidade e da preservação ambiental. Essa atividade estimula a reflexão sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente, conforme a habilidade BNCC: 4º ano – Ciências – EF04CI10, que envolve a discussão sobre práticas sustentáveis.