15 Ideias de Atividades (BNCC) 4º ano artes

1. Criação de Máscaras com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar máscaras utilizando materiais recicláveis, como papelão, garrafas PET e tecidos. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental. As habilidades da BNCC relacionadas são: EF15AR01 e EF15AR02, que abordam a experimentação e a apreciação das artes visuais.

2. Pintura Coletiva em Grande Escala

Organizar uma pintura coletiva em um mural da escola permite que os alunos trabalhem em equipe e explorem diferentes técnicas de pintura. Essa atividade está alinhada com as habilidades EF15AR03 e EF15AR04, que incentivam a expressão e a apreciação estética.

3. Montagem de um Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar uma história, desenvolvendo habilidades de expressão corporal e oralidade. Essa atividade se relaciona com as habilidades EF15AR05 e EF15AR06, que tratam da linguagem teatral e da criação de narrativas.

4. Criação de um Livro de Histórias Ilustradas

Os alunos podem escrever e ilustrar suas próprias histórias, promovendo a integração entre literatura e artes visuais. As habilidades da BNCC que se aplicam são EF15AR07 e EF15AR08, que incentivam a produção textual e a apreciação das artes.

5. Experiência com Danças Folclóricas

Promover uma aula sobre danças folclóricas brasileiras, onde os alunos aprendem e apresentam diferentes danças. Essa atividade está alinhada com as habilidades EF15AR09 e EF15AR10, que abordam a cultura e a diversidade nas artes.

6. Criação de Cartazes para Campanhas de Conscientização

Os alunos podem desenvolver cartazes sobre temas sociais, utilizando técnicas de colagem e desenho. Essa atividade se relaciona com as habilidades EF15AR11 e EF15AR12, que tratam da comunicação visual e do engajamento social.

7. Oficina de Escultura com Argila

Propor uma oficina de escultura em argila, onde os alunos podem criar formas e figuras, explorando texturas e volumes. As habilidades da BNCC que se aplicam são EF15AR13 e EF15AR14, que incentivam a experimentação e a apreciação das artes tridimensionais.

8. Estudo de Artistas Brasileiros

Realizar uma pesquisa sobre artistas brasileiros e suas obras, seguida de uma atividade de criação inspirada neles. Essa atividade está alinhada com as habilidades EF15AR15 e EF15AR16, que promovem a apreciação e a crítica das artes.

9. Criação de um Vídeo de Dança

Os alunos podem criar e gravar uma coreografia, utilizando a tecnologia para editar e apresentar o vídeo. Essa atividade se relaciona com as habilidades EF15AR17 e EF15AR18, que tratam da expressão corporal e do uso de mídias digitais nas artes.

10. Exposição de Artes na Escola

Organizar uma exposição com os trabalhos artísticos dos alunos, promovendo a valorização da produção artística. As habilidades da BNCC que se aplicam são EF15AR19 e EF15AR20, que incentivam a apreciação e a divulgação das artes.