15 Ideias de Atividades (BNCC) 3º ano fundamental ciências

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que pode ser realizada com os alunos é o cultivo de plantas em diferentes condições de luz e solo. Os alunos podem observar o crescimento das plantas e registrar suas descobertas em um diário. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF02CI03, que envolve a observação e a descrição de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite que eles visualizem as etapas do ciclo, como evaporação, condensação e precipitação. Essa atividade atende à habilidade EF02CI02, que trata dos processos naturais e suas interações.

3. Observação de Insetos

Levar os alunos para um passeio ao ar livre para observar insetos em seu habitat natural é uma excelente maneira de ensinar sobre biodiversidade. Os alunos podem coletar dados sobre os insetos que encontram e discutir suas funções no ecossistema, alinhando-se à habilidade EF02CI04.

4. Experiência com Magnetismo

Os alunos podem explorar o magnetismo utilizando ímãs e objetos metálicos. Eles podem formular hipóteses sobre quais objetos são atraídos e testar suas ideias. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02CI06, que envolve a investigação de propriedades de materiais.

5. Criação de Cartazes sobre Animais

Os alunos podem pesquisar diferentes animais e criar cartazes informativos que incluam informações sobre habitat, alimentação e características. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação de informações, alinhando-se à habilidade EF02CI05.

6. Experimentos com Água e Óleo

Realizar um experimento simples que demonstra a imiscibilidade entre água e óleo pode ajudar os alunos a entender conceitos de densidade e mistura. Eles podem observar como os dois líquidos não se misturam e discutir suas observações, alinhando-se à habilidade EF02CI06.

7. Observação do Tempo

Os alunos podem criar um diário meteorológico, registrando as condições climáticas ao longo de uma semana. Eles podem discutir como o clima afeta o ambiente e as atividades humanas, alinhando-se à habilidade EF02CI03.

8. Construção de Terrários

Os alunos podem construir terrários para observar o crescimento de plantas em um ambiente controlado. Essa atividade permite que eles aprendam sobre ecossistemas e a importância da água e do solo, alinhando-se à habilidade EF02CI04.

9. Jogo de Classificação de Materiais

Os alunos podem participar de um jogo onde classificam diferentes materiais (plástico, papel, metal) de acordo com suas propriedades. Essa atividade promove a compreensão sobre reciclagem e sustentabilidade, alinhando-se à habilidade EF02CI06.

10. Experiência com Som e Vibrações

Os alunos podem explorar como diferentes objetos produzem sons ao serem vibrados. Eles podem criar seus próprios instrumentos musicais e discutir como o som é gerado, alinhando-se à habilidade EF02CI07.