15 Ideias de Atividades (BNCC) 3º ano fundamental artes

1. Criação de Máscaras com Materiais Recicláveis

Uma atividade que estimula a criatividade dos alunos é a confecção de máscaras utilizando materiais recicláveis, como papelão, garrafas plásticas e tecidos. Os alunos podem explorar diferentes formas e texturas, desenvolvendo habilidades motoras e artísticas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que propõe a experimentação de diferentes materiais e técnicas nas artes visuais.

2. Pintura Coletiva em Grande Escala

Organizar uma pintura coletiva em uma grande folha de papel ou em uma parede da escola permite que os alunos trabalhem em equipe e expressem suas ideias de forma colaborativa. Essa atividade promove a socialização e a troca de experiências, além de desenvolver a habilidade de planejamento e execução de projetos artísticos. A habilidade BNCC EF15AR02 é contemplada, pois envolve a criação de obras coletivas.

3. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches utilizando meias, papel e outros materiais, e depois encenar pequenas peças teatrais. Essa atividade estimula a expressão corporal e a criatividade, além de desenvolver a habilidade de contar histórias. A atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR03, que envolve a criação e a apresentação de performances artísticas.

4. Desenho de Observação

Propor um exercício de desenho de observação, onde os alunos devem desenhar objetos ou cenas do cotidiano, ajuda a desenvolver a percepção visual e a habilidade de representação. Essa atividade pode ser realizada em sala de aula ou em um passeio ao ar livre. A habilidade BNCC EF15AR04 é atendida, pois envolve a representação de diferentes realidades através do desenho.

5. Montagem de Colagens

A atividade de colagem permite que os alunos explorem a combinação de diferentes elementos visuais, como fotos, recortes de revistas e papéis coloridos. Essa prática estimula a criatividade e a composição visual, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR05, que propõe a criação de obras a partir da combinação de diferentes materiais.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo personagens e enredos. Essa atividade estimula a narrativa visual e a criatividade, além de promover a leitura e a escrita. A habilidade BNCC EF15AR06 é contemplada, pois envolve a produção de narrativas em diferentes formatos.

7. Dança e Movimento

Incorporar atividades de dança e movimento nas aulas de artes permite que os alunos expressem suas emoções e desenvolvam a coordenação motora. Os alunos podem criar suas próprias coreografias ou participar de danças folclóricas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR07, que propõe a exploração do corpo como meio de expressão artística.

8. Criação de Músicas e Canções

Estimular os alunos a compor suas próprias músicas ou canções, utilizando instrumentos simples ou até mesmo a voz, é uma excelente forma de desenvolver a musicalidade e a criatividade. Essa atividade pode ser realizada em grupo, promovendo a colaboração entre os alunos. A habilidade BNCC EF15AR08 é atendida, pois envolve a criação e a interpretação musical.

9. Exposição de Arte

Organizar uma exposição de arte na escola, onde os alunos possam apresentar suas obras, é uma forma de valorização do trabalho artístico. Os alunos podem ser responsáveis pela curadoria da exposição, desenvolvendo habilidades de organização e comunicação. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR09, que propõe a apreciação e a divulgação de produções artísticas.

10. Criação de Projetos de Arte Comunitária

Envolver os alunos em projetos de arte comunitária, como murais ou intervenções artísticas em espaços públicos, promove a consciência social e a valorização da comunidade. Essa atividade estimula a colaboração e o engajamento dos alunos com o entorno. A habilidade BNCC EF15AR10 é contemplada, pois envolve a relação entre a arte e a sociedade.