15 Ideias de Atividades (BNCC) do 3º ano fundamental

1. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade que estimula a imaginação e a criatividade dos alunos. Os professores podem selecionar contos clássicos ou criar histórias originais, envolvendo os alunos na narrativa. Esta atividade pode ser complementada com ilustrações feitas pelos próprios alunos, promovendo a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo de Rimas

O jogo de rimas é uma forma divertida de trabalhar a linguagem e a sonoridade das palavras. Os alunos podem formar grupos e criar rimas com palavras específicas, desafiando uns aos outros a encontrar novas combinações. Essa atividade também pode ser utilizada para desenvolver a consciência fonológica. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples em sala de aula é uma excelente maneira de despertar o interesse pela ciência. Os alunos podem, por exemplo, criar um vulcão de bicarbonato de sódio e vinagre, observando as reações químicas. Essa atividade promove a curiosidade e o método científico. Habilidade BNCC: EF02CI01.

4. Criação de Cartazes

A criação de cartazes sobre temas estudados em sala é uma ótima maneira de trabalhar a pesquisa e a síntese de informações. Os alunos podem usar recortes de revistas, desenhos e textos para apresentar suas ideias de forma visual. Essa atividade estimula o trabalho em grupo e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Jogos Matemáticos

Os jogos matemáticos são uma forma lúdica de ensinar conceitos matemáticos. Atividades como bingo de operações, dominó de frações ou jogos de tabuleiro que envolvem cálculos ajudam a fixar o conteúdo de maneira divertida. Habilidade BNCC: EF03MA01.

6. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches permite que os alunos desenvolvam habilidades de expressão oral e criatividade. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e roteiros, encenando histórias que abordem temas trabalhados em sala. Essa atividade promove a empatia e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR01.

7. Atividades de Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma prática que estimula o gosto pela leitura. O professor pode escolher um livro e ler em voz alta, incentivando os alunos a participarem com perguntas e comentários. Essa atividade desenvolve a interpretação e a crítica literária. Habilidade BNCC: EF15LP04.

8. Produção de Vídeos

Os alunos podem ser desafiados a produzir vídeos sobre temas estudados, utilizando smartphones ou tablets. Essa atividade estimula a pesquisa, a organização de ideias e a apresentação oral. Além disso, promove a inclusão digital. Habilidade BNCC: EF15LP05.

9. Caça ao Tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade que envolve a resolução de enigmas e a busca por pistas. Os alunos podem trabalhar em grupos, desenvolvendo habilidades de colaboração e raciocínio lógico. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes disciplinas. Habilidade BNCC: EF03MA02.

10. Experiência com Plantas

Realizar uma experiência com plantas, como o cultivo de sementes, é uma forma de ensinar sobre o ciclo de vida e a importância da natureza. Os alunos podem acompanhar o crescimento das plantas, registrando suas observações em um diário. Habilidade BNCC: EF02CI02.

11. Criação de Jogos de Tabuleiro

Os alunos podem criar seus próprios jogos de tabuleiro, baseando-se em conteúdos estudados. Essa atividade estimula a criatividade, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe. Os jogos podem ser utilizados para revisar conteúdos de forma divertida. Habilidade BNCC: EF03MA03.

12. Debate sobre Temas Sociais

Promover um debate sobre temas sociais relevantes é uma forma de desenvolver o pensamento crítico e a argumentação. Os alunos podem pesquisar sobre o tema escolhido e apresentar suas opiniões, respeitando as opiniões dos colegas. Habilidade BNCC: EF15LP06.

13. Criação de Histórias em Quadrinhos

A criação de histórias em quadrinhos é uma atividade que une arte e literatura. Os alunos podem criar personagens e enredos, desenvolvendo a narrativa visual. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP07.

14. Mapa Conceitual

Os alunos podem criar mapas conceituais sobre um tema estudado, organizando as informações de forma visual. Essa atividade ajuda na fixação do conteúdo e no desenvolvimento do pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF03CI03.

15. Visita a Museus Virtuais

Explorar museus virtuais é uma forma de ampliar o conhecimento cultural dos alunos. Os professores podem selecionar exposições que se relacionem com o conteúdo estudado, promovendo discussões e reflexões. Habilidade BNCC: EF15AR02.