15 Ideias de Atividades (BNCC) 3º ano ensino médio educação física

1. Jogo de Quebra-Gelo: Dinâmica de Apresentação

Uma atividade que promove a interação entre os alunos é o jogo de quebra-gelo. Os alunos devem se apresentar e compartilhar uma curiosidade sobre si mesmos. Essa atividade pode ser realizada em grupos pequenos, incentivando a comunicação e a socialização. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF01, que aborda a convivência e o respeito nas relações interpessoais.

2. Circuito de Exercícios Funcionais

Organizar um circuito de exercícios funcionais é uma excelente maneira de trabalhar a resistência e a força. Os alunos podem ser divididos em grupos e passar por diferentes estações, cada uma com um exercício específico, como agachamentos, flexões e saltos. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15EF02, que enfatiza a prática de atividades físicas para a saúde.

3. Aula de Dança: Ritmos Brasileiros

Promover uma aula de dança com ritmos brasileiros, como samba e forró, é uma forma divertida de ensinar sobre a cultura nacional. Os alunos podem aprender os passos básicos e a história por trás de cada dança. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15EF03, que aborda a diversidade cultural e a expressão corporal.

4. Torneio de Vôlei Adaptado

Realizar um torneio de vôlei adaptado, onde as regras são ajustadas para incluir todos os alunos, é uma ótima maneira de promover a inclusão. Os alunos podem jogar em equipes mistas, desenvolvendo habilidades de cooperação e respeito. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF04, que trata da prática de esportes e da inclusão social.

5. Criação de um Blog de Atividades Físicas

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências e aprendizados sobre atividades físicas. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão sobre a importância da prática esportiva. A habilidade EF15EF05 é relevante aqui, pois envolve a produção de textos e a comunicação digital.

6. Aula de Yoga e Meditação

Incluir uma aula de yoga e meditação pode ajudar os alunos a desenvolverem habilidades de concentração e autocontrole. A prática de posturas e técnicas de respiração promove o bem-estar físico e mental. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15EF06, que aborda a saúde e o autocuidado.

7. Gincana de Jogos Tradicionais

Organizar uma gincana com jogos tradicionais, como corrida de saco e cabo de guerra, é uma forma de resgatar brincadeiras do passado. Os alunos podem competir em equipes, promovendo o espírito de equipe e a diversão. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF07, que trata da valorização das tradições culturais.

8. Aula de Natação: Técnicas Básicas

Oferecer uma aula de natação onde os alunos aprendem técnicas básicas é essencial para a segurança e saúde. A atividade pode incluir exercícios de flutuação e respiração. A habilidade EF15EF08 é relevante, pois aborda a importância da natação como atividade física e de segurança.

9. Workshop de Alimentação Saudável

Realizar um workshop sobre alimentação saudável, onde os alunos aprendem a preparar lanches nutritivos, é uma ótima maneira de integrar saúde e educação física. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15EF09, que enfatiza a importância da alimentação equilibrada para a prática de atividades físicas.

10. Projeto de Atividades ao Ar Livre

Desenvolver um projeto que envolva atividades ao ar livre, como caminhadas e trilhas, estimula a apreciação da natureza e a prática de exercícios. Os alunos podem documentar suas experiências e reflexões. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF10, que aborda a relação entre atividade física e meio ambiente.