15 Ideias de Atividades (BNCC) 3º ano ensino médio

1. Debate sobre Sustentabilidade

Uma atividade que promove o debate sobre sustentabilidade pode ser realizada em sala de aula, onde os alunos são divididos em grupos e discutem temas como reciclagem, consumo consciente e energias renováveis. Essa atividade desenvolve a habilidade de argumentação e o respeito à diversidade de opiniões. Habilidade BNCC: EM13CNT101.

2. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal escolar que aborde temas relevantes da atualidade, como política, cultura e meio ambiente. Essa atividade estimula a pesquisa, a escrita e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EM13LP01.

3. Projeto de Leitura e Interpretação de Textos

Os alunos podem escolher um livro para ler e, em seguida, apresentar uma resenha crítica para a turma. Essa atividade desenvolve a capacidade de interpretação e análise crítica de textos. Habilidade BNCC: EM13LP02.

4. Experimentos Científicos

Realizar experimentos científicos simples em sala de aula pode despertar o interesse dos alunos pela ciência. Os alunos podem trabalhar em grupos para desenvolver um experimento e apresentar os resultados. Habilidade BNCC: EM13CNT102.

5. Produção de Vídeos Educativos

A criação de vídeos educativos sobre um tema estudado pode ser uma forma divertida de aprender. Os alunos podem usar recursos tecnológicos para produzir e apresentar seus vídeos. Habilidade BNCC: EM13ET01.

6. Simulação de Modelos de Negócios

Os alunos podem simular a criação de uma empresa, desenvolvendo um plano de negócios e apresentando-o para a turma. Essa atividade estimula o empreendedorismo e a criatividade. Habilidade BNCC: EM13MAT401.

7. Análise de Dados Estatísticos

Os alunos podem coletar dados sobre um tema de interesse e analisá-los utilizando gráficos e tabelas. Essa atividade desenvolve habilidades de interpretação de dados e raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EM13MAT402.

8. Criação de Campanhas de Conscientização

Os alunos podem desenvolver campanhas de conscientização sobre temas sociais, como bullying ou saúde mental. Essa atividade estimula a empatia e a responsabilidade social. Habilidade BNCC: EM13LP03.

9. Estudo de Casos Históricos

Os alunos podem pesquisar e apresentar casos históricos que tiveram impacto na sociedade. Essa atividade desenvolve a pesquisa histórica e a análise crítica. Habilidade BNCC: EM13HG101.

10. Oficina de Criatividade e Inovação

Realizar uma oficina onde os alunos possam desenvolver soluções criativas para problemas do cotidiano pode ser uma forma de estimular a inovação. Habilidade BNCC: EM13ET02.

11. Discussão sobre Direitos Humanos

Promover uma discussão sobre direitos humanos e sua importância na sociedade atual pode ajudar os alunos a compreenderem melhor o tema. Habilidade BNCC: EM13CI101.

12. Criação de um Blog Coletivo

Os alunos podem criar um blog coletivo onde compartilham suas opiniões sobre temas variados. Essa atividade desenvolve a escrita e o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EM13LP04.

13. Análise de Obras de Arte

Os alunos podem analisar obras de arte e discutir seu contexto histórico e cultural. Essa atividade estimula a apreciação estética e a interpretação crítica. Habilidade BNCC: EM13AR101.

14. Simulação de Conferências

Os alunos podem participar de uma simulação de conferência, onde representam diferentes países e discutem temas globais. Essa atividade desenvolve habilidades de oratória e negociação. Habilidade BNCC: EM13CI102.

15. Criação de um Projeto Social

Os alunos podem desenvolver um projeto social que visa ajudar a comunidade local. Essa atividade estimula a cidadania e o engajamento social. Habilidade BNCC: EM13LP05.