15 Ideias de Atividades (BNCC) 3º ano ensino fundamental

1. Jogo de Palavras com Sílabas

Uma atividade lúdica que envolve a formação de palavras a partir de sílabas. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar o maior número de palavras possíveis utilizando sílabas fornecidas. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de leitura, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a leitura e a escrita de palavras.

2. Caça ao Tesouro Matemático

Os alunos recebem pistas que envolvem operações matemáticas simples, como adição e subtração. Cada pista leva a um novo local na escola, onde eles encontram a próxima pista até chegar ao “tesouro”. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a resolução de problemas, conforme a habilidade BNCC EF02MA05, que trata da resolução de problemas envolvendo adição e subtração.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos utilizando personagens e cenários que eles mesmos desenham. Essa atividade estimula a imaginação e a expressão artística, além de desenvolver a habilidade de narrar histórias, conforme a habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção de textos narrativos.

4. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos que demonstrem conceitos científicos básicos, como a mistura de cores ou a flutuação de objetos. Os alunos podem trabalhar em grupos para apresentar suas descobertas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI01, que aborda a investigação de fenômenos naturais.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos criam fantoches e encenam uma história, desenvolvendo habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Essa atividade promove a expressão oral e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que trata da produção e interpretação de textos orais.

6. Mapa do Bairro

Os alunos desenham um mapa do bairro onde vivem, identificando pontos importantes como escolas, praças e supermercados. Essa atividade estimula o conhecimento geográfico e a observação do espaço, conforme a habilidade BNCC EF15GE01, que aborda a leitura e interpretação de mapas.

7. Jogo da Memória com Animais

Criar um jogo da memória utilizando cartas com imagens de animais e seus nomes. Os alunos jogam em duplas ou grupos, promovendo a memorização e o aprendizado de vocabulário. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a leitura e escrita de palavras e frases.

8. Produção de Cartazes sobre Sustentabilidade

Os alunos devem criar cartazes que abordem temas relacionados à sustentabilidade, como reciclagem e preservação ambiental. Essa atividade estimula a consciência ambiental e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CI02, que trata da promoção de práticas sustentáveis.

9. Contação de Histórias

Os alunos se revezam para contar histórias, utilizando livros ilustrados como apoio. Essa atividade desenvolve a habilidade de escuta e a expressão oral, conforme a habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a escuta e a produção de textos orais.

10. Jogos de Tabuleiro Educativos

Utilizar jogos de tabuleiro que abordem conteúdos de matemática e língua portuguesa. Os alunos jogam em grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15MA06, que envolve a resolução de problemas matemáticos em situações do cotidiano.