15 Ideias de Atividades (BNCC) 3º ano ciências

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que pode ser realizada com os alunos é o cultivo de diferentes tipos de plantas em sala de aula. Os estudantes podem observar o crescimento, as necessidades de luz e água, e as mudanças que ocorrem ao longo do tempo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI03, que envolve a observação e registro de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite que eles compreendam as etapas do ciclo, como evaporação, condensação e precipitação. A habilidade EF02CI04 é abordada ao discutir a importância da água para a vida e os processos naturais.

3. Classificação de Animais

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre diferentes grupos de animais, como mamíferos, aves, répteis, etc. Em seguida, podem apresentar suas descobertas em cartazes ou apresentações. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02CI05, que envolve a identificação e classificação de seres vivos.

4. Experiência com Magnetismo

Uma atividade interessante é a exploração do magnetismo, onde os alunos podem testar diferentes materiais para descobrir quais são atraídos por ímãs. Essa atividade prática ajuda a desenvolver a habilidade EF02CI06, que envolve a investigação de propriedades de materiais.

5. Observação do Céu

Os alunos podem fazer uma observação do céu em diferentes horários do dia e registrar as mudanças. Essa atividade pode incluir a identificação de nuvens, estrelas e planetas, abordando a habilidade EF02CI07, que trata da observação de fenômenos astronômicos.

6. Construção de Terrários

Os alunos podem criar terrários para entender os ecossistemas. Essa atividade permite que eles observem a interação entre plantas e animais em um ambiente controlado, alinhando-se à habilidade EF02CI08, que envolve a compreensão de ecossistemas.

7. Experimentos com Sementes

Os alunos podem realizar um experimento para observar a germinação de diferentes sementes. Eles podem registrar o tempo que cada semente leva para germinar e as condições necessárias para esse processo, abordando a habilidade EF02CI09, que envolve o estudo do desenvolvimento das plantas.

8. Criação de um Diário de Observação

Os alunos podem manter um diário de observação da natureza, registrando suas descobertas sobre plantas, animais e fenômenos naturais ao longo do tempo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI10, que envolve a documentação de observações científicas.

9. Experiência com Solos

Os alunos podem coletar amostras de solo de diferentes locais e analisar suas características, como textura e cor. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade EF02CI11, que envolve a investigação das propriedades do solo e sua importância para os ecossistemas.

10. Jogo de Classificação de Alimentos

Os alunos podem participar de um jogo onde classificam alimentos em grupos, como frutas, verduras e grãos. Essa atividade promove a compreensão sobre a importância da alimentação saudável e está relacionada à habilidade EF02CI12, que envolve a análise de hábitos alimentares.

11. Observação de Insetos

Os alunos podem sair para observar insetos em seu ambiente natural, registrando suas características e comportamentos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI13, que envolve a observação e descrição de seres vivos.

12. Experiência com Luz e Som

Os alunos podem realizar experimentos para entender como a luz e o som se propagam. Eles podem usar materiais simples para criar diferentes fontes de luz e som, abordando a habilidade EF02CI14, que envolve a investigação de fenômenos físicos.

13. Criação de um Mapa de Ecossistemas

Os alunos podem criar um mapa que represente diferentes ecossistemas, como florestas, desertos e oceanos. Essa atividade permite que eles explorem a diversidade da vida e está alinhada à habilidade EF02CI15, que envolve a compreensão da biodiversidade.

14. Estudo de Climas

Os alunos podem pesquisar sobre diferentes climas ao redor do mundo e como eles afetam a vida das pessoas e dos animais. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02CI16, que envolve a análise das condições climáticas e seus impactos.

15. Experiência com Reações Químicas

Os alunos podem realizar experimentos simples para observar reações químicas, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade EF02CI17, que envolve a investigação de transformações químicas.