15 Ideias de Atividades (BNCC) 2 anos

1. Atividade de Pintura com as Cores Primárias

Propor uma atividade de pintura utilizando as cores primárias (vermelho, azul e amarelo) para que as crianças possam explorar e identificar essas cores. Os alunos poderão misturar as cores para criar novas tonalidades, desenvolvendo habilidades motoras e a percepção visual. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EI03CG03.

2. Jogo de Memória com Animais

Criar um jogo de memória utilizando cartas com imagens de animais. As crianças devem encontrar os pares, estimulando a memória e a concentração. Essa atividade também pode incluir sons dos animais, tornando-a mais interativa. Habilidade BNCC: EI03EF01.

3. Contação de Histórias com Fantoches

Utilizar fantoches para contar histórias clássicas ou inventadas, incentivando a imaginação e a linguagem oral. As crianças podem participar da contação, manipulando os fantoches e criando diálogos. Habilidade BNCC: EI03LP01.

4. Atividade de Classificação de Objetos

Propor uma atividade onde as crianças devem classificar objetos por tamanho, forma ou cor. Essa atividade ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico e na noção de categorias. Habilidade BNCC: EI03MA01.

5. Brincadeira de Roda com Canções

Organizar uma brincadeira de roda onde as crianças cantam canções tradicionais. Essa atividade promove a socialização e o desenvolvimento da linguagem, além de estimular o ritmo e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI03MU01.

6. Exploração Sensorial com Materiais Naturais

Proporcionar uma atividade de exploração sensorial utilizando materiais naturais como folhas, pedras e flores. As crianças podem tocar, cheirar e observar os diferentes elementos, desenvolvendo a curiosidade e a percepção sensorial. Habilidade BNCC: EI03CI01.

7. Atividade de Jardinagem

Iniciar um pequeno projeto de jardinagem onde as crianças possam plantar sementes e cuidar das plantas. Essa atividade ensina sobre o ciclo da vida e a importância da natureza, além de desenvolver responsabilidade. Habilidade BNCC: EI03CI02.

8. Criação de Máscaras com Materiais Recicláveis

Propor a criação de máscaras utilizando materiais recicláveis, como papelão e garrafas plásticas. As crianças podem decorar as máscaras e utilizá-las em uma apresentação, estimulando a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EI03AR01.

9. Atividade de Dança Livre

Organizar uma atividade de dança livre onde as crianças possam se expressar através do movimento. Essa atividade promove a coordenação motora e a expressão corporal, além de ser uma forma divertida de exercitar-se. Habilidade BNCC: EI03MU02.

10. Jogo de Cores e Formas

Desenvolver um jogo onde as crianças devem identificar e nomear cores e formas de objetos ao seu redor. Essa atividade estimula a observação e o aprendizado sobre as características dos objetos. Habilidade BNCC: EI03MA02.

11. Atividade de Construção com Blocos

Oferecer blocos de diferentes tamanhos e formas para que as crianças possam construir livremente. Essa atividade estimula a criatividade, a coordenação motora e o raciocínio espacial. Habilidade BNCC: EI03MA03.

12. Contagem de Frutas

Realizar uma atividade onde as crianças devem contar e classificar diferentes frutas. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da contagem e na identificação de diferentes tipos de frutas, promovendo hábitos saudáveis. Habilidade BNCC: EI03MA04.

13. Atividade de Desenho com Giz de Cera

Propor uma atividade de desenho utilizando giz de cera em papel. As crianças podem criar livremente, estimulando a criatividade e a expressão artística. Essa atividade também ajuda no desenvolvimento da coordenação motora fina. Habilidade BNCC: EI03AR02.

14. Brincadeira de Esconde-Esconde

Organizar uma brincadeira de esconde-esconde, que além de ser divertida, estimula a socialização e o desenvolvimento de habilidades motoras. Essa atividade também ensina sobre regras e turnos. Habilidade BNCC: EI03EF02.

15. Atividade de Música e Movimento

Promover uma atividade onde as crianças possam dançar e se mover ao som de músicas infantis. Essa atividade estimula o ritmo, a coordenação motora e a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: EI03MU03.