15 Ideias de Atividades (BNCC) 2º ano fundamental artes

1. Pintura com os Sentidos

Uma atividade que estimula a percepção sensorial dos alunos é a pintura com os sentidos. Os alunos podem usar diferentes materiais, como algodão, esponjas e pincéis, para criar obras de arte. A habilidade BNCC correspondente é a EF15AR01, que envolve a exploração de diferentes técnicas e materiais na produção artística.

2. Criação de Máscaras

Os alunos podem criar máscaras utilizando papel, tintas e outros materiais recicláveis. Essa atividade promove a criatividade e a expressão cultural. A habilidade BNCC relacionada é a EF15AR02, que aborda a valorização das manifestações culturais e artísticas.

3. Colagem de Imagens

A colagem é uma técnica que permite aos alunos trabalhar com recortes de revistas e jornais. Eles podem criar composições que representem suas ideias e sentimentos. A habilidade BNCC correspondente é a EF15AR03, que incentiva a experimentação de diferentes linguagens artísticas.

4. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças teatrais. Essa atividade desenvolve a expressão corporal e a comunicação. A habilidade BNCC relacionada é a EF15AR04, que envolve a criação e a interpretação de histórias.

5. Desenho Coletivo

Uma atividade de desenho coletivo em que os alunos colaboram para criar uma grande obra de arte. Essa prática estimula o trabalho em equipe e a troca de ideias. A habilidade BNCC correspondente é a EF15AR05, que trata da produção artística em grupo.

6. Mural de Arte

Os alunos podem criar um mural na escola, utilizando diferentes técnicas e materiais. Essa atividade promove a integração da arte com o ambiente escolar. A habilidade BNCC relacionada é a EF15AR06, que aborda a intervenção artística no espaço público.

7. Dança Criativa

A dança criativa permite que os alunos expressem suas emoções através do movimento. Eles podem criar coreografias em grupo, explorando ritmos e estilos. A habilidade BNCC correspondente é a EF15AR07, que envolve a criação e a interpretação de danças.

8. Fotografia Artística

Os alunos podem explorar a fotografia como forma de arte, capturando imagens que representem seu cotidiano. Essa atividade estimula a observação e a criatividade. A habilidade BNCC relacionada é a EF15AR08, que trata da produção de imagens fotográficas.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo narrativas e personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita. A habilidade BNCC correspondente é a EF15AR09, que envolve a produção de narrativas gráficas.

10. Artesanato com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar peças de artesanato utilizando materiais recicláveis, promovendo a consciência ambiental. Essa atividade estimula a criatividade e a sustentabilidade. A habilidade BNCC relacionada é a EF15AR10, que aborda a utilização de materiais alternativos na produção artística.