15 Ideias de Atividades (BNCC) 2º ano ensino médio matemática

1. Resolução de Problemas com Números Reais

Uma atividade prática que envolve a resolução de problemas utilizando números reais pode ser extremamente enriquecedora para os alunos do 2º ano do ensino médio. Os estudantes podem ser divididos em grupos e receber diferentes situações-problema que envolvam operações com números reais, como adição, subtração, multiplicação e divisão. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT101, que aborda a resolução de problemas em contextos variados.

2. Criação de Gráficos com Dados Reais

Os alunos podem coletar dados de interesse, como a temperatura ao longo da semana ou a quantidade de horas que dedicam a atividades extracurriculares, e criar gráficos que representem essas informações. Essa atividade não só desenvolve a habilidade de interpretação de gráficos, mas também está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT102, que trata da representação de dados em gráficos.

3. Jogos Matemáticos com Probabilidade

Uma atividade lúdica que envolve jogos de tabuleiro ou cartas pode ser uma excelente forma de ensinar probabilidade. Os alunos podem jogar e, ao mesmo tempo, calcular as chances de ganhar em diferentes situações. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EM13MAT103, que aborda a análise de situações que envolvem probabilidade.

4. Estudo de Funções Através de Projetos

Os alunos podem desenvolver projetos que envolvam a criação de funções matemáticas para modelar situações do cotidiano, como o crescimento populacional ou a variação de preços de produtos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT104, que trata da representação e análise de funções.

5. Simulações de Situações Financeiras

Os estudantes podem simular situações financeiras, como a compra de um carro ou a aplicação de um investimento, utilizando juros simples e compostos. Essa atividade ajuda a compreender conceitos financeiros e está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT105, que envolve a aplicação de matemática em situações financeiras.

6. Análise de Gráficos Estatísticos

Uma atividade que envolve a análise de gráficos estatísticos pode ser realizada com dados reais, como resultados de pesquisas ou dados demográficos. Os alunos devem interpretar os gráficos e discutir as informações apresentadas, alinhando-se à habilidade BNCC EM13MAT106, que trata da interpretação de dados estatísticos.

7. Criação de Jogos de Tabuleiro Matemáticos

Os alunos podem criar seus próprios jogos de tabuleiro que envolvam questões matemáticas, como problemas de lógica ou cálculos. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de estar alinhada à habilidade BNCC EM13MAT107, que aborda a resolução de problemas de forma lúdica.

8. Estudo de Sequências Numéricas

Os estudantes podem investigar diferentes sequências numéricas, como a sequência de Fibonacci ou progressões aritméticas. Eles podem apresentar suas descobertas e aplicações dessas sequências em diversas áreas, alinhando-se à habilidade BNCC EM13MAT108, que trata do estudo de sequências e padrões.

9. Debates sobre Matemática na Vida Cotidiana

Promover debates em sala de aula sobre como a matemática está presente em diversas áreas, como economia, engenharia e ciências, pode ser uma atividade enriquecedora. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT109, que envolve a discussão e reflexão sobre a matemática no cotidiano.

10. Criação de um Blog de Matemática

Os alunos podem criar um blog onde compartilham dicas, curiosidades e resoluções de problemas matemáticos. Essa atividade estimula a escrita e a comunicação, além de estar alinhada à habilidade BNCC EM13MAT110, que trata da comunicação de ideias matemáticas.