15 Ideias de Atividades (BNCC) 2º ano ensino fundamental alfabetização

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e a leitura. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras e imagens correspondentes. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo apresenta suas combinações. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem criar suas próprias histórias utilizando personagens e cenários que eles desenharam. Após a elaboração, cada aluno apresenta sua história para a turma, desenvolvendo a oralidade e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Caça-Palavras Temático

Os professores podem elaborar um caça-palavras com palavras relacionadas a um tema específico, como animais ou alimentos. Essa atividade ajuda na fixação do vocabulário e na identificação de palavras. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Produção de Texto Coletiva

Os alunos podem participar de uma produção de texto coletiva, onde cada um contribui com uma frase. O professor pode registrar as contribuições em um cartaz, promovendo a escrita colaborativa. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Atividade de Rimas

Os alunos devem criar versos que rimem, utilizando palavras que aprenderam nas aulas. Essa atividade estimula a criatividade e o conhecimento sobre fonemas. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Leitura de Livros Ilustrados

Os alunos podem fazer uma leitura em grupo de livros ilustrados, onde cada um lê uma parte e discute o que entendeu. Isso ajuda na interpretação de texto e na compreensão de diferentes narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogo de Sílabas

Os alunos podem participar de um jogo onde devem formar palavras a partir de sílabas que o professor apresenta. Essa atividade ajuda na consciência fonológica e na formação de palavras. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre um tema estudado, utilizando palavras e imagens. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações de forma visual. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças, desenvolvendo a oralidade e a expressão corporal. Essa atividade também pode ser relacionada a histórias que eles já leram. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Jogos de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre o conteúdo aprendido. Essa atividade estimula o raciocínio e a memorização de informações. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Atividade de Classificação de Palavras

Os alunos podem classificar palavras em categorias, como substantivos, verbos e adjetivos. Essa atividade ajuda na compreensão da gramática e na estrutura das frases. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Desenho e Descrição

Os alunos desenham uma cena e, em seguida, escrevem uma descrição sobre o que desenharam. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de descrever. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Jogo da Forca com Palavras

Os alunos jogam forca utilizando palavras que estão aprendendo. Essa atividade é uma forma divertida de reforçar o vocabulário e a ortografia. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Atividade de Leitura em Duplas

Os alunos leem em duplas, ajudando-se mutuamente na pronúncia e na compreensão do texto. Essa atividade promove a colaboração e a prática da leitura. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando diálogos e ilustrações. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa visual. Habilidade BNCC: EF15LP15.