15 Ideias de Atividades (BNCC) 1º ano fundamental sobre folclore

1. Contação de Histórias Folclóricas

Uma atividade que envolve a contação de histórias folclóricas é uma excelente forma de introduzir os alunos ao rico universo do folclore brasileiro. Os professores podem escolher contos como “A Lenda do Saci” ou “A História da Iara” e narrá-los de maneira envolvente. Após a contação, os alunos podem ser incentivados a desenhar suas partes favoritas da história, promovendo a habilidade de interpretação e criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches representando personagens do folclore, como o Saci, a Cuca ou o Curupira. Utilizando materiais recicláveis, como caixas de papelão e tecidos, essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora. Após a confecção, os alunos podem realizar uma apresentação, contando a história do personagem escolhido. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Danças Folclóricas

Ensinar danças tradicionais, como a dança do frevo ou a quadrilha, é uma forma divertida de integrar o folclore à prática corporal. Os alunos podem aprender os passos e, em seguida, apresentar uma pequena coreografia para a turma. Essa atividade promove a socialização e o respeito às tradições culturais. Habilidade BNCC: EF15EF01.

4. Jogo de Memória com Personagens Folclóricos

Criar um jogo de memória com cartas que tenham imagens de personagens folclóricos e suas descrições é uma maneira lúdica de aprender sobre o folclore. Os alunos podem jogar em duplas ou grupos, promovendo a interação e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP02.

5. Mapa do Folclore Brasileiro

Os alunos podem criar um mapa do Brasil destacando as diferentes regiões e seus respectivos mitos e lendas. Essa atividade pode ser feita em grupo, onde cada grupo pesquisa e apresenta uma lenda de sua região. Isso ajuda a desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação. Habilidade BNCC: EF15GE01.

6. Oficina de Artesanato Folclórico

Promover uma oficina de artesanato onde os alunos possam criar objetos inspirados no folclore, como bonecos de pano ou máscaras, é uma forma de conectar a cultura popular à prática artística. Os alunos podem levar seus trabalhos para casa, compartilhando o que aprenderam com suas famílias. Habilidade BNCC: EF15AR02.

7. Teatro de Fantoches

Após a criação dos fantoches, os alunos podem participar de uma atividade de teatro, onde encenam uma história folclórica. Essa atividade estimula a expressão oral e a criatividade, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP03.

8. Pesquisa sobre Lendas Locais

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre lendas e mitos que são populares em sua própria cidade ou região. Em seguida, podem apresentar suas descobertas para a turma, promovendo a valorização da cultura local. Habilidade BNCC: EF15LP04.

9. Criação de um Livro de Receitas Folclóricas

Os alunos podem pesquisar e compilar receitas tradicionais de diferentes regiões do Brasil, criando um livro de receitas folclóricas. Essa atividade pode incluir a preparação de algumas receitas em sala de aula, promovendo a prática culinária e o aprendizado sobre a cultura alimentar. Habilidade BNCC: EF15LP05.

10. Músicas e Cantigas de Roda

Ensinar músicas e cantigas de roda que fazem parte do folclore brasileiro é uma ótima maneira de integrar a música à aprendizagem. Os alunos podem aprender as letras e os movimentos das cantigas, promovendo a interação e a diversão. Habilidade BNCC: EF15AR03.