15 Ideias de Atividades (BNCC) 1º ano ensino fundamental português

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o reconhecimento de palavras. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras e suas respectivas imagens. Essa atividade pode ser adaptada para incluir palavras que estão sendo trabalhadas em sala de aula, promovendo a fixação do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem se dividir em grupos e criar suas próprias histórias, utilizando elementos que já aprenderam. Cada grupo pode apresentar sua história para a turma, incentivando a criatividade e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Caça-Palavras Temático

Crie um caça-palavras com palavras relacionadas a um tema específico estudado em aula, como animais ou profissões. Os alunos devem encontrar as palavras e, em seguida, escrever frases utilizando cada uma delas. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Produção de Texto Coletiva

Os alunos podem trabalhar em conjunto para produzir um texto coletivo. Um aluno pode ser o “escritor” e os outros podem sugerir ideias e palavras. Essa atividade promove a colaboração e o desenvolvimento da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Roda de Leitura

Organize uma roda de leitura onde cada aluno pode escolher um livro para ler em voz alta. Essa atividade estimula o gosto pela leitura e melhora a fluência. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Criação de Quadrinhos

Os alunos podem criar quadrinhos com personagens e diálogos que utilizem palavras e expressões que estão aprendendo. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogo de Rimas

Proponha um jogo onde os alunos devem encontrar palavras que rimem com uma palavra dada. Essa atividade ajuda no reconhecimento de sons e na construção do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças, utilizando diálogos que eles mesmos escreveram. Essa atividade desenvolve a expressão oral e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Atividade de Classificação de Palavras

Os alunos podem receber uma lista de palavras e devem classificá-las em categorias, como substantivos, verbos e adjetivos. Essa atividade ajuda na compreensão das funções das palavras. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Jogo de Adivinhação

Os alunos devem descrever um objeto ou animal sem dizer seu nome, enquanto os outros tentam adivinhar. Essa atividade estimula a descrição e o uso de adjetivos. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Mapa Mental de Palavras

Os alunos podem criar um mapa mental com palavras relacionadas a um tema específico, ajudando na organização do pensamento e na associação de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Bingo de Palavras

Crie um bingo com palavras que os alunos estão aprendendo. À medida que você chama as palavras, os alunos devem marcá-las em suas cartelas. Essa atividade é divertida e reforça o reconhecimento de palavras. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Desenho e Escrita

Peça aos alunos que desenhem uma cena de uma história que leram e escrevam uma pequena descrição sobre o que está acontecendo. Essa atividade combina arte e escrita. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem fazer perguntas uns aos outros sobre um texto que leram, promovendo a compreensão e a interpretação de texto. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de um Dicionário Ilustrado

Os alunos podem criar um dicionário ilustrado com palavras novas que aprenderam, incluindo desenhos e definições. Essa atividade ajuda na fixação do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP15.