15 Ideias de Atividades (BNCC) 1º ano ensino fundamental geografia

1. Mapa da Classe

Uma atividade que envolve a criação de um mapa da sala de aula, onde os alunos podem identificar e marcar diferentes áreas, como a biblioteca, a lousa e os locais de armazenamento. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de espaço e localização. Habilidade BNCC: EF15GE01.

2. Explorando o Bairro

Os alunos podem realizar uma caminhada pelo bairro da escola, observando e registrando os diferentes tipos de estabelecimentos e características do local. Após a atividade, eles podem criar um mural com fotos e desenhos dos lugares visitados. Habilidade BNCC: EF15GE02.

3. Jogo de Cartas Geográficas

Crie um jogo de cartas com imagens de diferentes elementos geográficos, como montanhas, rios e cidades. Os alunos devem combinar as cartas com as definições corretas, promovendo o aprendizado de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15GE03.

4. A História do Meu Bairro

Os alunos podem entrevistar familiares ou moradores antigos do bairro para coletar histórias e informações sobre a história local. Em seguida, eles podem apresentar suas descobertas em sala de aula, promovendo a valorização da cultura local. Habilidade BNCC: EF15GE04.

5. Criando um Atlas da Turma

Os alunos podem criar um atlas com informações sobre diferentes regiões do Brasil. Cada aluno pode pesquisar uma região e apresentar suas características, como clima, vegetação e cultura. Habilidade BNCC: EF15GE05.

6. Desenho do Planeta Terra

Uma atividade artística onde os alunos desenham o planeta Terra, destacando os continentes e oceanos. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção espacial e a compreensão da geografia mundial. Habilidade BNCC: EF15GE06.

7. Mapa dos Sentidos

Os alunos podem criar um mapa sensorial do ambiente escolar, identificando locais que despertam diferentes sentidos, como cheiros, sons e texturas. Essa atividade estimula a observação e a percepção do espaço. Habilidade BNCC: EF15GE07.

8. A Importância da Água

Realizar uma pesquisa sobre a importância da água para a vida e o meio ambiente. Os alunos podem apresentar suas descobertas em forma de cartazes ou apresentações, promovendo a conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos. Habilidade BNCC: EF15GE08.

9. Jogo de Roda dos Climas

Crie uma roda com diferentes climas e estações do ano. Os alunos podem girar a roda e falar sobre as características de cada clima, como temperatura e vegetação. Essa atividade ajuda a entender a diversidade climática do Brasil. Habilidade BNCC: EF15GE09.

10. Experiência com Terras e Solos

Os alunos podem realizar uma experiência simples com diferentes tipos de solo, observando suas características e como a água se comporta em cada um deles. Essa atividade promove a compreensão sobre a importância do solo para a agricultura e o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF15GE10.

11. Construindo um Terrário

Os alunos podem criar um terrário em sala de aula, aprendendo sobre os diferentes tipos de plantas e a importância da biodiversidade. Essa atividade estimula a responsabilidade e o cuidado com o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF15GE11.

12. Jogo da Memória Geográfica

Crie um jogo da memória com imagens de mapas, bandeiras e símbolos de diferentes países. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo o aprendizado de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15GE12.

13. Explorando os Mapas

Os alunos podem trabalhar com diferentes tipos de mapas, como mapas políticos, físicos e temáticos, aprendendo a interpretar as informações contidas neles. Essa atividade desenvolve habilidades de leitura e interpretação. Habilidade BNCC: EF15GE13.

14. A Diversidade Cultural do Brasil

Os alunos podem pesquisar sobre as diferentes culturas presentes no Brasil, apresentando suas descobertas em forma de apresentações ou exposições. Essa atividade promove a valorização da diversidade cultural. Habilidade BNCC: EF15GE14.

15. Criando um Diário de Viagem

Os alunos podem criar um diário de viagem fictício, onde descrevem uma viagem para diferentes regiões do Brasil, incluindo informações sobre a geografia, cultura e culinária local. Essa atividade estimula a criatividade e o aprendizado sobre o país. Habilidade BNCC: EF15GE15.