15 Ideias de Atividades (BNCC) 1º ano ensino fundamental ciências corpo humano

1. Montagem do Corpo Humano com Materiais Recicláveis

Nesta atividade, os alunos irão criar uma maquete do corpo humano utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET, papelão e tampinhas. Os estudantes devem pesquisar sobre as partes do corpo e suas funções, representando cada órgão de forma criativa. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01CI01, que envolve a identificação das partes do corpo humano e suas funções.

2. Jogo da Memória: Órgãos do Corpo Humano

Os alunos irão participar de um jogo da memória que contém cartas com imagens de órgãos e suas respectivas funções. Essa atividade estimula a memorização e o reconhecimento dos órgãos do corpo humano, além de promover a interação entre os alunos. A habilidade EF01CI02 é trabalhada aqui, pois envolve o reconhecimento das funções dos órgãos.

3. Experiência: O Efeito da Alimentação no Corpo

Os alunos realizarão uma experiência simples para observar como diferentes tipos de alimentos afetam o corpo humano. Utilizando frutas e vegetais, eles poderão ver as reações químicas e discutir a importância de uma alimentação saudável. Essa atividade está relacionada à habilidade EF01CI03, que aborda a relação entre alimentação e saúde.

4. Desenho do Corpo Humano

Cada aluno receberá uma folha em branco para desenhar o corpo humano, identificando as partes principais e suas funções. Após a conclusão, os alunos poderão apresentar seus desenhos para a turma, explicando o que aprenderam. Essa atividade atende à habilidade EF01CI04, que envolve a representação do corpo humano.

5. Roda de Conversa: Cuidados com o Corpo

Os alunos participarão de uma roda de conversa onde discutirão sobre a importância dos cuidados com o corpo, como higiene, alimentação e exercícios físicos. Essa atividade promove a reflexão e o diálogo, alinhando-se à habilidade EF01CI05, que trata da promoção da saúde e bem-estar.

6. Criação de Cartazes sobre o Corpo Humano

Nesta atividade, os alunos irão criar cartazes informativos sobre diferentes sistemas do corpo humano, como o sistema circulatório e respiratório. Eles devem incluir informações sobre a função de cada sistema e seus órgãos principais. A habilidade EF01CI06 é abordada, pois envolve a comunicação de informações científicas.

7. Teatro de Fantoches: A Vida do Corpo Humano

Os alunos irão criar fantoches que representam diferentes partes do corpo humano e encenar uma pequena peça sobre como essas partes trabalham juntas. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração, além de abordar a habilidade EF01CI07, que envolve a compreensão do funcionamento do corpo humano.

8. Experiência: O Sentido do Tato

Os alunos participarão de uma atividade sensorial onde deverão identificar diferentes texturas utilizando os sentidos. Eles poderão explorar objetos com os olhos vendados e descrever suas sensações. Essa experiência está alinhada à habilidade EF01CI08, que trata dos sentidos humanos e suas funções.

9. Jogo de Perguntas e Respostas sobre o Corpo Humano

Os alunos participarão de um jogo de perguntas e respostas sobre o corpo humano, onde poderão testar seus conhecimentos e aprender mais sobre o tema. Essa atividade promove a competição saudável e o aprendizado colaborativo, alinhando-se à habilidade EF01CI09, que envolve a pesquisa e a troca de informações.

10. Visita a um Museu de Ciências

Uma visita a um museu de ciências pode ser uma excelente oportunidade para os alunos aprenderem mais sobre o corpo humano. Durante a visita, eles poderão observar exposições interativas e participar de atividades educativas. Essa experiência prática está relacionada à habilidade EF01CI10, que envolve a observação e a exploração do mundo natural.