15 Ideias de Atividades (BNCC) 1º ano educação infantil

1. Atividade de Leitura de Histórias

Uma atividade que envolve a leitura de histórias curtas e ilustrativas, onde os alunos podem interagir com o texto. Os professores podem utilizar livros que abordem temas do cotidiano das crianças, estimulando a imaginação e a compreensão. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo da Memória com Palavras

Criação de um jogo da memória utilizando palavras e imagens que representam objetos do ambiente escolar. Essa atividade ajuda no reconhecimento de palavras e na associação de imagens. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Pintura com as Cores Primárias

Os alunos podem explorar as cores primárias através da pintura. A atividade pode incluir a mistura de cores para criar novas tonalidades, promovendo a criatividade e o entendimento das cores. Habilidade BNCC: EF12AR01.

4. Contação de Histórias com Fantoches

Utilizar fantoches para contar histórias é uma forma lúdica de envolver as crianças. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e participar da narrativa, desenvolvendo habilidades de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Atividade de Classificação de Objetos

Os alunos podem classificar objetos de acordo com diferentes critérios, como cor, tamanho e forma. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a observação. Habilidade BNCC: EF01MA01.

6. Música e Movimento

Integrar música e movimento é uma excelente forma de desenvolver a coordenação motora. Os alunos podem participar de danças e jogos musicais, promovendo a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15AR02.

7. Criação de um Jardim Sensorial

Os alunos podem participar da criação de um jardim sensorial, onde poderão explorar diferentes texturas, cheiros e cores das plantas. Essa atividade estimula os sentidos e a conexão com a natureza. Habilidade BNCC: EF02CI01.

8. Atividade de Reciclagem

Promover uma atividade de reciclagem, onde os alunos aprendem sobre a importância da preservação do meio ambiente. Eles podem criar objetos a partir de materiais recicláveis, desenvolvendo a criatividade. Habilidade BNCC: EF02CI02.

9. Jogos de Raciocínio Lógico

Atividades que envolvem quebra-cabeças e jogos de raciocínio lógico ajudam os alunos a desenvolverem o pensamento crítico e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF01MA02.

10. Atividade de Culinária

Os alunos podem participar de uma atividade de culinária simples, como fazer um lanche saudável. Essa experiência prática ensina sobre alimentação e higiene, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP04.

11. Desenho Livre

Incentivar os alunos a fazerem desenhos livres sobre temas que eles gostam. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal, permitindo que as crianças se sintam à vontade para se expressar. Habilidade BNCC: EF12AR02.

12. Caça ao Tesouro

Organizar uma caça ao tesouro dentro da escola, onde os alunos devem seguir pistas para encontrar um prêmio. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF01MA03.

13. Experimentos Simples de Ciências

Realizar experimentos simples que demonstrem fenômenos naturais, como a mistura de água e óleo. Essa atividade desperta a curiosidade científica e o interesse pelas ciências. Habilidade BNCC: EF02CI03.

14. Teatro de Sombras

Os alunos podem criar um teatro de sombras utilizando recortes de papel e lanternas. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, além de ser uma forma divertida de contar histórias. Habilidade BNCC: EF15AR03.

15. Atividade de Jardinagem

Envolver os alunos em uma atividade de jardinagem, onde eles podem plantar sementes e cuidar das plantas. Essa experiência ensina sobre o ciclo da vida e a responsabilidade. Habilidade BNCC: EF02CI04.