15 Ideias de Atividades (BNCC) de química 3º ano ensino médio

1. Experimentos com Reações Químicas

Realizar experimentos simples em sala de aula pode ser uma maneira eficaz de ensinar os alunos sobre reações químicas. Os alunos podem observar reações como a combustão do magnésio ou a reação entre vinagre e bicarbonato de sódio. Essa atividade está alinhada com a habilidade CN3.1 da BNCC, que envolve a investigação de reações químicas e suas aplicações.

2. Criação de um Blog de Química

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas descobertas e experimentos em química. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, além de promover a comunicação científica. A habilidade EF09CI03 da BNCC é contemplada, pois envolve a produção de textos informativos sobre temas científicos.

3. Jogos de Tabuleiro sobre Elementos Químicos

Desenvolver um jogo de tabuleiro que ensine sobre os elementos químicos e suas propriedades pode ser uma forma divertida de aprendizado. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar perguntas e respostas, promovendo a colaboração e o aprendizado ativo. Essa atividade atende à habilidade CN3.2 da BNCC, que trata da relação entre estrutura e propriedades dos materiais.

4. Análise de Produtos Químicos do Dia a Dia

Os alunos podem trazer rótulos de produtos químicos utilizados em casa e analisar suas composições. Essa atividade promove a conscientização sobre a química presente no cotidiano e está alinhada com a habilidade EF09CI04 da BNCC, que envolve a análise crítica de informações científicas.

5. Simulações de Reações Químicas

Utilizar softwares de simulação para demonstrar reações químicas pode ajudar os alunos a visualizar processos que não podem ser facilmente observados em laboratório. Essa atividade se relaciona com a habilidade CN3.3 da BNCC, que envolve a modelagem de fenômenos químicos.

6. Debate sobre Sustentabilidade e Química

Promover um debate em sala de aula sobre o papel da química na sustentabilidade pode estimular o pensamento crítico dos alunos. Eles podem pesquisar e apresentar soluções químicas para problemas ambientais, alinhando-se à habilidade EF09CI05 da BNCC, que trata da relação entre ciência e sociedade.

7. Experiência de Filtração de Água

Os alunos podem realizar uma experiência de filtração de água utilizando materiais simples. Essa atividade ensina sobre os processos de purificação e a importância da química na preservação da água, atendendo à habilidade CN3.4 da BNCC, que envolve a análise de processos químicos em contextos ambientais.

8. Criação de Cartazes sobre a Tabela Periódica

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre os grupos da tabela periódica, destacando suas características e aplicações. Essa atividade promove a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF09CI01 da BNCC, que envolve a compreensão da organização da tabela periódica.

9. Estudo de Casos de Poluição Química

Os alunos podem investigar casos de poluição química em sua região e apresentar soluções. Essa atividade promove a pesquisa e a conscientização sobre problemas ambientais, alinhando-se à habilidade EF09CI06 da BNCC, que trata da análise de impactos ambientais.

10. Experimentos de Eletroquímica

Realizar experimentos simples de eletroquímica, como a construção de uma bateria caseira, pode ajudar os alunos a entender os princípios da eletrólise e da condução elétrica. Essa atividade está alinhada com a habilidade CN3.5 da BNCC, que envolve a investigação de fenômenos eletroquímicos.