15 Ideias de Atividades (BNCC) de geografia 2º ano ensino fundamental

1. Mapa Mundi Interativo

Uma atividade que envolve a utilização de um mapa mundi interativo, onde os alunos poderão identificar os continentes e oceanos. Os alunos devem colorir os continentes e marcar as principais características geográficas, como montanhas e rios. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (Geografia) – EF02GE01.

2. Criação de Cartazes sobre Regiões do Brasil

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar cartazes que representem as diferentes regiões do Brasil. Cada grupo ficará responsável por uma região, pesquisando suas características, clima, vegetação e cultura. Essa atividade atende à habilidade BNCC – EF02GE02.

3. Jogo de Memória com Elementos Geográficos

Desenvolver um jogo de memória que contenha imagens de elementos geográficos, como montanhas, rios e cidades. Os alunos devem emparelhar as imagens com suas respectivas descrições. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC – EF02GE03.

4. Pesquisa sobre Climas do Brasil

Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre os diferentes tipos de clima presentes no Brasil. Após a pesquisa, cada aluno apresentará suas descobertas para a turma, promovendo um debate sobre como o clima influencia a vida das pessoas. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC – EF02GE04.

5. Visita Virtual a Monumentos Naturais

Utilizando recursos digitais, os alunos podem fazer uma visita virtual a monumentos naturais do Brasil, como o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Após a visita, os alunos devem escrever um pequeno texto sobre o que aprenderam. Essa atividade atende à habilidade BNCC – EF02GE05.

6. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Geografia

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre geografia, onde os alunos devem responder questões relacionadas a países, capitais e características geográficas. Essa atividade estimula o aprendizado de forma lúdica e está alinhada à habilidade BNCC – EF02GE06.

7. Criação de um Diário de Viagem

Cada aluno deve criar um diário de viagem fictício, onde descreverá uma viagem por diferentes regiões do Brasil, incluindo informações sobre a cultura, culinária e geografia local. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC – EF02GE07.

8. Mapa da Cidade

Os alunos devem desenhar um mapa da cidade onde vivem, incluindo pontos de referência, como escolas, praças e parques. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de espaço e localização, alinhando-se à habilidade BNCC – EF02GE08.

9. Estudo de Caso: Desmatamento

Promover um estudo de caso sobre o desmatamento na Amazônia, onde os alunos devem pesquisar as causas e consequências desse fenômeno. Após a pesquisa, os alunos podem apresentar suas conclusões em sala de aula. Essa atividade atende à habilidade BNCC – EF02GE09.

10. Criação de um Mural sobre Sustentabilidade

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural que aborde temas de sustentabilidade e preservação ambiental. Essa atividade incentiva a reflexão sobre a importância da conservação dos recursos naturais e se alinha à habilidade BNCC – EF02GE10.

11. Atividade de Classificação de Animais e Plantas

Os alunos devem classificar diferentes animais e plantas que habitam o Brasil, criando uma tabela com informações sobre cada um. Essa atividade ajuda a entender a biodiversidade do país e está alinhada à habilidade BNCC – EF02GE11.

12. Simulação de Comércio Internacional

Realizar uma simulação de comércio internacional, onde os alunos representarão diferentes países e negociarão produtos. Essa atividade promove o entendimento sobre a globalização e a interdependência entre os países, alinhando-se à habilidade BNCC – EF02GE12.

13. Estudo sobre a População Brasileira

Os alunos devem pesquisar sobre a distribuição da população brasileira, analisando dados demográficos e suas implicações. Após a pesquisa, cada aluno apresentará suas descobertas. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC – EF02GE13.

14. Criação de um Blog de Geografia

Os alunos podem criar um blog onde compartilharão informações sobre temas geográficos, como climas, vegetação e cultura de diferentes regiões. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, alinhando-se à habilidade BNCC – EF02GE14.

15. Jogo de Tabuleiro sobre Geografia

Desenvolver um jogo de tabuleiro que envolva perguntas e desafios relacionados à geografia do Brasil e do mundo. Os alunos podem jogar em grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Essa atividade atende à habilidade BNCC – EF02GE15.