15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física para deficiente visual

1. Jogo de Toque e Som

Uma atividade que envolve o uso de objetos sonoros, como sinos ou apitos, para guiar os alunos deficientes visuais em um jogo de pega-pega. Os alunos devem se mover pelo espaço, ouvindo os sons e tentando tocar os colegas. Essa atividade desenvolve a percepção auditiva e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Corrida com Guias

Organize uma corrida em que cada aluno deficiente visual tenha um guia que o ajude a se orientar. O guia pode ser um colega ou um professor que o conduza verbalmente, indicando direções e obstáculos. Essa atividade promove a confiança e a interação social. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança Sensorial

Proponha uma atividade de dança onde os alunos possam se expressar através do movimento, utilizando diferentes texturas e sons. Os alunos podem dançar com lenços ou fitas que produzem sons ao se moverem. Isso estimula a criatividade e a consciência corporal. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Futebol com Balão

Utilize balões como bola de futebol, permitindo que os alunos joguem em um campo delimitado. O balão é mais leve e fácil de ser percebido, e pode ser sonorizado com sinos. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a inclusão. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Circuito de Obstáculos

Crie um circuito de obstáculos onde os alunos devem se movimentar utilizando o tato e a audição. Os obstáculos podem ser identificados por diferentes texturas ou sons. Essa atividade desenvolve a percepção espacial e a autonomia. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Jogos de Roda

Realize jogos de roda onde todos os alunos participam, incluindo os deficientes visuais. As músicas podem ser adaptadas para incluir sons que ajudem na orientação. Essa atividade promove a inclusão e a socialização. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Atividades com Massinha

Utilize massinha de modelar para criar formas e figuras. Os alunos podem trabalhar em grupos, criando objetos que depois podem ser utilizados em jogos. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Caça ao Tesouro Auditiva

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos sonoros espalhados pelo espaço. Cada objeto pode emitir um som diferente, ajudando os alunos a localizá-los. Essa atividade desenvolve a percepção auditiva e a atenção. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Yoga com Sons

Proponha uma aula de yoga adaptada, onde os alunos possam realizar posturas enquanto ouvem sons relaxantes. Isso ajuda na concentração e no relaxamento, além de promover a consciência corporal. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Atividades de Natação com Braille

Se possível, organize atividades de natação onde os alunos possam utilizar placas em Braille para identificar as áreas da piscina. Isso promove a inclusão e a autonomia na prática esportiva. Habilidade BNCC: EF15EF10.