15 Ideias de Atividades (BNCC) de Dança para o Ensino Fundamental

1. Dança das Cores

A atividade “Dança das Cores” envolve a utilização de lenços coloridos que representam diferentes emoções. Os alunos devem dançar ao som de músicas variadas, trocando de lenço conforme a emoção que a música transmite. Essa atividade estimula a expressão corporal e a interpretação musical. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Coreografia em Grupo

Nesta atividade, os alunos são divididos em grupos e devem criar uma coreografia original utilizando passos de dança que aprenderam. Cada grupo apresenta sua coreografia para a turma, promovendo a colaboração e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Dança dos Animais

A “Dança dos Animais” consiste em os alunos imitarem os movimentos de diferentes animais enquanto dançam. Essa atividade promove a consciência corporal e a coordenação motora, além de ser divertida e dinâmica. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Dança das Cadeiras

Inspirada no clássico jogo das cadeiras, esta atividade envolve música e movimento. Os alunos dançam ao redor das cadeiras e, quando a música para, devem encontrar um lugar para sentar. Essa atividade desenvolve o ritmo e a atenção. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Dança e História

Os alunos escolhem uma época ou um evento histórico e criam uma dança que represente essa temática. Após a apresentação, eles explicam a relação entre a dança e a história escolhida, promovendo a interdisciplinaridade. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Dança do Silêncio

Nesta atividade, os alunos dançam sem música, utilizando apenas o silêncio como guia. Eles devem prestar atenção em seus movimentos e na respiração, desenvolvendo a concentração e a percepção corporal. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Dança com Objetos

Os alunos utilizam objetos como fitas, bolas ou bastões para incorporar em suas danças. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação, além de permitir a exploração de diferentes texturas e formas. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Dança e Cultura Popular

Os alunos pesquisam danças de diferentes culturas e escolhem uma para aprender e apresentar. Essa atividade promove o respeito à diversidade cultural e a valorização das tradições. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Improvisação Coreográfica

Os alunos são convidados a improvisar movimentos de dança com base em temas sugeridos pelo professor. Essa atividade estimula a espontaneidade e a expressão individual, além de desenvolver a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Dança e Música ao Vivo

Convidar músicos para tocar ao vivo enquanto os alunos dançam pode enriquecer a experiência. Os alunos devem adaptar seus movimentos ao ritmo e à melodia, promovendo a interação entre dança e música. Habilidade BNCC: EF15AR10.

11. Dança de Roda

A “Dança de Roda” é uma atividade em que os alunos formam um círculo e dançam juntos, seguindo passos simples. Essa prática promove a união e o trabalho em equipe, além de ser uma forma divertida de aprender. Habilidade BNCC: EF15AR11.

12. Dança e Expressão Facial

Os alunos devem dançar enquanto expressam diferentes emoções através de suas faces. Essa atividade ajuda a desenvolver a expressividade e a comunicação não-verbal, essenciais na dança. Habilidade BNCC: EF15AR12.

13. Dança e Contação de Histórias

Os alunos escolhem uma história e a interpretam através da dança, criando movimentos que representem os personagens e os eventos. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa. Habilidade BNCC: EF15AR13.

14. Dança e Jogos de Improviso

Os alunos participam de jogos de improviso que envolvem dança, como “Estátua” ou “Dança Congelada”. Essas atividades promovem a agilidade e a capacidade de adaptação. Habilidade BNCC: EF15AR14.

15. Festival de Dança

Organizar um festival de dança na escola onde os alunos podem se apresentar e compartilhar suas coreografias. Essa atividade promove a autoestima e a valorização do trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR15.