15 Ideias de Atividades (BNCC) para alfabetização EJA

A primeira atividade proposta é a Leitura Compartilhada, onde os alunos escolhem um livro de sua preferência e, em grupos, fazem a leitura em voz alta. Essa prática estimula a interpretação e a análise crítica do texto, além de promover a troca de ideias. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01.

A segunda ideia é a Produção de Textos, onde os alunos devem criar uma história a partir de uma imagem. Essa atividade desenvolve a criatividade e a escrita, permitindo que os alunos expressem suas ideias de forma estruturada. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP02.

A terceira atividade é o Jogo de Palavras Cruzadas, que pode ser feito em grupos. Os alunos devem criar palavras cruzadas utilizando vocabulário aprendido em sala de aula. Essa atividade ajuda na fixação de palavras e no desenvolvimento do raciocínio lógico. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP03.

A quarta ideia é a Contação de Histórias, onde os alunos devem contar uma história que conhecem ou inventar uma nova. Essa atividade estimula a oralidade e a expressão corporal, além de promover a escuta ativa. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP04.

A quinta atividade é a Criação de um Jornal Escolar, onde os alunos podem escrever sobre temas de interesse da turma. Essa atividade desenvolve a escrita e a pesquisa, além de promover o trabalho em equipe. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP05.

A sexta ideia é a Roda de Conversa, onde os alunos discutem um tema atual ou de interesse comum. Essa atividade estimula o debate e a argumentação, além de desenvolver a escuta e o respeito às opiniões alheias. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP06.

A sétima atividade é a Criação de Cartazes, onde os alunos devem criar cartazes informativos sobre um tema estudado. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a apresentação oral. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP07.

A oitava ideia é a Teatro de Fantoches, onde os alunos criam fantoches e encenam uma história. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão artística e a colaboração entre os alunos. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP08.

A nona atividade é a Visita a um Museu, onde os alunos podem aprender sobre história e cultura. Após a visita, eles devem produzir um texto ou uma apresentação sobre o que aprenderam. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP09.

A décima atividade é a Oficina de Artes, onde os alunos podem explorar diferentes técnicas artísticas, como pintura e colagem. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP10.

A décima primeira ideia é a Debate sobre Direitos e Deveres, onde os alunos discutem seus direitos e deveres como cidadãos. Essa atividade promove a cidadania e a reflexão crítica. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP11.

A décima segunda atividade é a Criação de um Blog, onde os alunos podem publicar textos, fotos e vídeos sobre temas de interesse. Essa atividade desenvolve habilidades digitais e de escrita. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP12.

A décima terceira ideia é a Estudo de Caso, onde os alunos analisam uma situação real e propõem soluções. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP13.

A décima quarta atividade é a Pesquisa de Campo, onde os alunos saem para coletar dados sobre um tema específico. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e análise. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP14.

A décima quinta ideia é a Elaboração de um Projeto Social, onde os alunos identificam um problema em sua comunidade e desenvolvem um projeto para solucioná-lo. Essa atividade promove a cidadania e o trabalho em equipe. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP15.