15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o meio ambiente educação infantil

1. Criação de um Jardim Sensorial

Uma atividade que envolve a criação de um jardim sensorial permite que as crianças explorem diferentes texturas, cheiros e cores. Os alunos podem plantar flores, ervas e vegetais, aprendendo sobre a importância da biodiversidade e do cuidado com o meio ambiente. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI01CG01, que aborda a exploração de diferentes elementos da natureza.

2. Reciclagem Criativa

Os alunos podem participar de uma oficina de reciclagem, onde aprenderão a transformar materiais recicláveis em novos objetos. Essa atividade incentiva a criatividade e a consciência ambiental, além de ensinar sobre a importância da redução de resíduos. A habilidade BNCC EI02ET01 é contemplada, promovendo a reflexão sobre o consumo e descarte de materiais.

3. Contação de Histórias sobre a Natureza

Realizar sessões de contação de histórias que abordem temas ambientais ajuda a sensibilizar as crianças sobre a importância da preservação. As histórias podem incluir fábulas e contos que enfatizam a relação entre os seres humanos e a natureza, alinhando-se à habilidade BNCC EI03LP01, que envolve a apreciação e a produção de narrativas.

4. Experimentos com Água

Os alunos podem realizar experimentos simples para entender o ciclo da água e a sua importância para a vida. Por exemplo, podem observar a evaporação e a condensação utilizando recipientes transparentes. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03CN01, que trata da observação e experimentação de fenômenos naturais.

5. Visita a uma Área Verde

Organizar uma visita a um parque ou reserva natural permite que as crianças vivenciem a natureza de perto. Durante a visita, podem observar plantas, animais e discutir a importância da conservação desses espaços. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EI01MG03, que promove a exploração do ambiente natural.

6. Criação de Cartazes sobre Sustentabilidade

Os alunos podem criar cartazes que promovam práticas sustentáveis, como a economia de água e energia. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a conscientização sobre a preservação ambiental. A habilidade BNCC EI02LP03 é contemplada, incentivando a produção de textos e imagens.

7. Jogo de Memória com Animais em Extinção

Desenvolver um jogo de memória que inclua animais ameaçados de extinção ajuda as crianças a aprender sobre a biodiversidade e a importância da conservação. Essa atividade lúdica está alinhada à habilidade BNCC EI03CI02, que trata da identificação e valorização da diversidade da fauna e flora.

8. Plantio de Árvores

Promover uma atividade de plantio de árvores na escola ou na comunidade ensina as crianças sobre a importância das árvores para o meio ambiente. Elas podem aprender sobre o processo de crescimento e os benefícios que as árvores trazem, alinhando-se à habilidade BNCC EI01CG02, que aborda a relação entre os seres vivos e o ambiente.

9. Experiência de Compostagem

Introduzir as crianças ao conceito de compostagem é uma excelente forma de ensinar sobre a transformação de resíduos orgânicos em adubo. Elas podem participar do processo, aprendendo sobre a importância da reciclagem de matéria orgânica. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI02ET02, que trata da gestão de resíduos.

10. Criação de um Diário do Meio Ambiente

Os alunos podem criar um diário onde registram suas observações sobre a natureza ao longo do tempo. Essa atividade estimula a observação e a reflexão sobre as mudanças no ambiente, alinhando-se à habilidade BNCC EI03CN02, que envolve a documentação de experiências e descobertas científicas.