15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação infantil 4 a 5 anos

1. Pintura com os Dedos

A atividade de pintura com os dedos é uma forma divertida e sensorial de introduzir as crianças ao mundo das cores e texturas. Os alunos podem usar tinta atóxica para criar obras de arte, explorando a mistura de cores e a sensação do contato com a tinta. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal, além de desenvolver a coordenação motora fina. Habilidade BNCC: EI03CG03.

2. Jogo da Memória com Animais

O jogo da memória é uma excelente maneira de trabalhar a memória e a concentração das crianças. Utilizando cartões com imagens de animais, os alunos devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade não só promove a atenção, mas também pode ser uma oportunidade para discutir sobre os diferentes habitats e características dos animais. Habilidade BNCC: EI03EF01.

3. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática que estimula a imaginação e a linguagem oral. Os professores podem usar fantoches ou livros ilustrados para tornar a atividade mais envolvente. Após a contação, as crianças podem ser incentivadas a desenhar suas partes favoritas da história ou criar um final alternativo. Habilidade BNCC: EI03LP01.

4. Brincadeira de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta são fundamentais para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Ao interpretar diferentes papéis, os alunos aprendem sobre empatia e resolução de conflitos. Os professores podem criar cenários como uma loja, um hospital ou uma casa, onde as crianças podem interagir e criar suas próprias narrativas. Habilidade BNCC: EI03CN01.

5. Atividades com Massinha de Modelar

Modelar com massinha é uma atividade que estimula a criatividade e a coordenação motora. As crianças podem criar formas, personagens ou objetos, explorando a tridimensionalidade. Além disso, essa atividade pode ser utilizada para ensinar conceitos como formas geométricas e cores. Habilidade BNCC: EI03CG02.

6. Caça ao Tesouro

Uma caça ao tesouro é uma atividade que promove a exploração e o trabalho em equipe. Os professores podem criar pistas que levem as crianças a diferentes locais da sala ou do pátio, onde encontrarão pequenos tesouros. Essa atividade estimula a curiosidade e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EI03EF02.

7. Experimentos com Água

Realizar experimentos simples com água, como a mistura de diferentes líquidos ou a observação de objetos que flutuam ou afundam, é uma forma de introduzir conceitos de ciências. As crianças podem fazer previsões e observar os resultados, desenvolvendo habilidades de investigação e raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EI03CN02.

8. Dança e Movimento

A dança é uma forma de expressão corporal que ajuda no desenvolvimento motor e na socialização. Os professores podem criar uma atividade onde as crianças imitam diferentes animais ou objetos, promovendo a criatividade e a coordenação. Além disso, a dança pode ser uma forma de trabalhar ritmos e músicas. Habilidade BNCC: EI03CMA01.

9. Criação de Instrumentos Musicais

As crianças podem criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como garrafas, latas e elásticos. Essa atividade não só estimula a criatividade, mas também introduz conceitos de ritmo e sonoridade. Após a confecção, os alunos podem formar uma banda e tocar juntos. Habilidade BNCC: EI03CMA02.

10. Jardinagem

A jardinagem é uma atividade que conecta as crianças com a natureza. Os alunos podem plantar sementes e cuidar das plantas, aprendendo sobre o ciclo de vida das plantas e a importância da preservação ambiental. Essa atividade também promove a responsabilidade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI03CN03.

11. Jogos de Construção

Os jogos de construção, como blocos de montar, são ótimos para desenvolver habilidades motoras e cognitivas. As crianças podem trabalhar em grupos para criar estruturas, o que estimula a colaboração e a resolução de problemas. Essa atividade também pode ser utilizada para discutir conceitos de equilíbrio e formas. Habilidade BNCC: EI03CG01.

12. Atividades de Reciclagem

Promover atividades de reciclagem é uma maneira eficaz de ensinar as crianças sobre sustentabilidade. Elas podem criar artesanato utilizando materiais recicláveis, como papel, plástico e vidro. Essa atividade não só estimula a criatividade, mas também ensina sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Habilidade BNCC: EI03CN04.

13. Jogos de Roda

Os jogos de roda são uma tradição nas brincadeiras infantis e ajudam a desenvolver a socialização e o trabalho em grupo. As crianças podem cantar e dançar em círculo, promovendo a interação e o aprendizado de músicas e rimas. Essa atividade também pode ser utilizada para trabalhar a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI03EF03.

14. Atividades de Culinária

As atividades de culinária são uma forma divertida de ensinar sobre medidas, ingredientes e o processo de cozinhar. As crianças podem participar da preparação de receitas simples, como saladas de frutas ou biscoitos. Essa atividade estimula a autonomia e a criatividade, além de promover hábitos alimentares saudáveis. Habilidade BNCC: EI03CN05.

15. Criação de Cartazes

A criação de cartazes é uma atividade que estimula a expressão artística e a comunicação. As crianças podem escolher um tema, como animais ou meio ambiente, e criar cartazes informativos utilizando desenhos e colagens. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação de ideias. Habilidade BNCC: EI03LP02.