15 Ideias de Atividades (BNCC) de português ensino fundamental 3º ano

1. Produção de Texto: Criação de Histórias em Quadrinhos

Nesta atividade, os alunos devem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de escrita, além de trabalhar a sequência lógica dos acontecimentos. Os alunos podem usar papel, lápis e canetas coloridas ou ferramentas digitais para desenvolver suas histórias. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Leitura e Interpretação de Textos: Jogo da Memória

Os alunos devem criar um jogo da memória utilizando palavras e frases de um texto lido em sala. Essa atividade ajuda a desenvolver a compreensão leitora e a memória. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, criando suas cartas e jogando entre si. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Análise de Poemas: Criação de Poemas em Grupo

Os alunos, em grupos, devem analisar um poema escolhido e, em seguida, criar seus próprios poemas inspirados no estilo do autor. Essa atividade promove a análise crítica e a expressão artística. Os grupos podem apresentar seus poemas para a turma. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Debate sobre Temas Atuais: Roda de Conversa

Organizar uma roda de conversa onde os alunos podem debater temas atuais, como meio ambiente ou bullying. Essa atividade estimula a argumentação e a escuta ativa. Os alunos devem preparar argumentos e contra-argumentos sobre o tema escolhido. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Criação de Cartazes: Campanha de Conscientização

Os alunos devem criar cartazes sobre um tema social relevante, como a importância da leitura ou a preservação do meio ambiente. Essa atividade desenvolve a criatividade e a capacidade de síntese. Os cartazes podem ser expostos na escola. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Contação de Histórias: Apresentação Oral

Os alunos devem escolher uma história para contar oralmente para a turma, utilizando recursos como fantoches ou ilustrações. Essa atividade melhora a fluência verbal e a habilidade de se comunicar. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Dicionários Ilustrados: Vocabulário em Ação

Nesta atividade, os alunos devem criar um dicionário ilustrado com palavras novas que aprenderam durante o semestre. Eles devem incluir definições e desenhos que representem cada palavra. Essa atividade ajuda a expandir o vocabulário e a compreensão de novos termos. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogo de Perguntas e Respostas: Quiz Literário

Os alunos devem elaborar um quiz sobre um livro lido em sala de aula, com perguntas de múltipla escolha. Essa atividade estimula a leitura atenta e a memória. Os alunos podem jogar em grupos e premiar o grupo vencedor. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Blog: Diário de Classe

Os alunos devem criar um blog onde podem postar textos, desenhos e reflexões sobre o que aprenderam ao longo do ano. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e de uso de tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Análise de Contos: Estudo de Estruturas Narrativas

Os alunos devem ler contos clássicos e analisar suas estruturas narrativas, identificando elementos como personagens, enredo e moral da história. Essa atividade ajuda a desenvolver a capacidade crítica e a compreensão textual. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de Fábulas: Moral da História

Os alunos devem criar suas próprias fábulas, incluindo uma moral no final. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre valores. Os alunos podem ilustrar suas fábulas e apresentá-las para a turma. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Teatro de Sombras: Dramatização de Contos

Os alunos devem escolher um conto e dramatizá-lo utilizando a técnica de teatro de sombras. Essa atividade desenvolve a expressão corporal e a criatividade. Os alunos podem criar os personagens e cenários com materiais recicláveis. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Criação de Vídeos: Resumo de Livros

Os alunos devem criar vídeos curtos onde resumem livros que leram, apresentando os principais personagens e a trama. Essa atividade estimula a síntese e o uso de tecnologia. Os vídeos podem ser compartilhados com a turma. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Análise de Propagandas: Crítica e Criação

Os alunos devem analisar propagandas e discutir suas estratégias de persuasão, em seguida, criar suas próprias propagandas sobre um produto fictício. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Jogo de Palavras: Caça-Palavras Temático

Os alunos devem criar um caça-palavras com palavras relacionadas a um tema estudado, como animais ou profissões. Essa atividade estimula o vocabulário e a diversão em aprender. Os alunos podem trocar seus caça-palavras e resolver os desafios uns dos outros. Habilidade BNCC: EF15LP15.