15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil formas geométricas

1. Caça às Formas Geométricas

Organize uma atividade de caça às formas geométricas no ambiente escolar. As crianças devem procurar por objetos que representem diferentes formas, como círculos, quadrados e triângulos. Essa atividade estimula a observação e a identificação de formas no cotidiano. Habilidade BNCC: EF15MA01.

2. Desenho com Formas

Proponha que os alunos desenhem um cenário utilizando apenas formas geométricas. Eles podem criar casas, árvores e animais, utilizando círculos, triângulos e retângulos. Essa atividade desenvolve a criatividade e a compreensão das formas. Habilidade BNCC: EF15MA02.

3. Jogo de Memória de Formas

Crie um jogo de memória com cartas que tenham diferentes formas geométricas. As crianças devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade é excelente para trabalhar a memória e a identificação das formas. Habilidade BNCC: EF15MA03.

4. Montagem de Quebra-Cabeças

Utilize quebra-cabeças que contenham formas geométricas. As crianças devem montar as peças e identificar as formas presentes. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e do raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF15MA04.

5. Formas na Natureza

Leve os alunos para um passeio ao ar livre e peça que identifiquem formas geométricas na natureza, como folhas, flores e pedras. Essa atividade conecta as crianças com o meio ambiente e as formas que o cercam. Habilidade BNCC: EF15MA05.

6. Criação de Móbiles

Proponha a confecção de móbiles utilizando recortes de formas geométricas. As crianças podem pintar e decorar as formas antes de montá-las. Essa atividade estimula a coordenação motora e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15MA06.

7. Formas em Movimento

Realize uma atividade em que as crianças devem representar formas geométricas com seus corpos. Por exemplo, formar um triângulo ou um quadrado. Essa atividade promove o movimento e a consciência corporal. Habilidade BNCC: EF15MA07.

8. Pintura de Formas

Forneça folhas com contornos de formas geométricas e peça que as crianças pintem cada forma com cores diferentes. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção visual e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15MA08.

9. Formas em Construção

Utilize blocos de montar para que as crianças construam figuras utilizando apenas formas geométricas. Essa atividade estimula a criatividade e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF15MA09.

10. Música das Formas

Crie uma música ou uma dança que envolva formas geométricas. As crianças podem aprender a identificar as formas enquanto se divertem. Essa atividade integra arte e matemática de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15MA10.

11. Formas e Cores

Proponha uma atividade em que as crianças devem classificar formas geométricas por cores. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de categorizar e a percepção visual. Habilidade BNCC: EF15MA11.

12. Formas em Histórias

Peça que as crianças criem uma história utilizando personagens que são formas geométricas. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa. Habilidade BNCC: EF15MA12.

13. Formas e Texturas

Crie uma atividade sensorial onde as crianças possam tocar diferentes texturas de formas geométricas. Essa atividade desenvolve a percepção tátil e a identificação de formas. Habilidade BNCC: EF15MA13.

14. Formas em Família

Peça que as crianças tragam de casa objetos que representem formas geométricas e compartilhem com a turma. Essa atividade promove a interação social e a troca de experiências. Habilidade BNCC: EF15MA14.

15. Formas e Jogos Digitais

Utilize aplicativos educativos que ensinem sobre formas geométricas de forma interativa. Essa atividade integra tecnologia e aprendizado, tornando o ensino mais dinâmico. Habilidade BNCC: EF15MA15.