15 Ideias de Atividades (BNCC) natação infantil iniciação

1. Brincadeira do Peixinho

A atividade “Brincadeira do Peixinho” consiste em simular um ambiente aquático onde as crianças representam diferentes peixes. Os alunos devem nadar de forma livre, explorando o espaço da piscina, enquanto um professor ou monitor faz o papel de um predador. Essa atividade estimula a criatividade e a familiarização com a água, além de trabalhar a habilidade de natação. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Corrida de Natação com Obstáculos

Organizar uma corrida de natação com obstáculos é uma excelente forma de desenvolver a coordenação motora e a resistência das crianças. Utilize boias, pranchas e outros materiais para criar um percurso que os alunos devem completar. Essa atividade também promove o trabalho em equipe, já que pode ser realizada em grupos. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Jogo do “Siga o Líder”

No jogo “Siga o Líder”, uma criança é escolhida para ser o líder e deve realizar movimentos na água que os outros devem imitar. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção corporal e a habilidade de natação, além de ser divertida e dinâmica. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. A Caça ao Tesouro Subaquática

A atividade de caça ao tesouro subaquática envolve esconder objetos no fundo da piscina e desafiar as crianças a encontrá-los. Essa atividade não só torna a aula mais divertida, mas também incentiva a submersão e a respiração adequada na água. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Dança na Água

Realizar uma dança na água é uma forma lúdica de trabalhar a musicalidade e o ritmo, enquanto as crianças se movem livremente na piscina. Essa atividade pode incluir músicas animadas e movimentos que estimulem a expressão corporal, além de promover a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Jogos de Bola na Água

Os jogos de bola na água, como o “queimada” ou “futebol aquático”, são ótimas maneiras de desenvolver habilidades motoras e a resistência física. As crianças devem se movimentar na água para pegar a bola, o que também ajuda a melhorar a técnica de natação. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Natação com Flutuadores

Utilizar flutuadores durante a aula de natação é uma excelente maneira de ensinar as crianças a se sentirem seguras na água. Os alunos podem praticar diferentes estilos de natação enquanto usam os flutuadores, o que ajuda a desenvolver a confiança e a técnica. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Circuito de Natação

Montar um circuito de natação com diferentes estações é uma forma eficaz de trabalhar várias habilidades ao mesmo tempo. Cada estação pode focar em um aspecto específico da natação, como respiração, flutuação e estilos. Essa atividade promove a variedade e o engajamento dos alunos. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Histórias na Água

Contar histórias enquanto as crianças estão na água pode tornar a experiência mais envolvente. Os alunos podem representar partes da história, utilizando movimentos aquáticos que se relacionem com a narrativa. Essa atividade estimula a imaginação e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Desafio do Tempo

O “Desafio do Tempo” consiste em cronometrar quanto tempo as crianças conseguem permanecer submersas ou nadando em um determinado estilo. Essa atividade ajuda a desenvolver a resistência e a autoconfiança, além de ser uma forma divertida de competição saudável. Habilidade BNCC: EF15EF10.