15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre afetividade para educação infantil

1. Jogo das Emoções

Esta atividade consiste em um jogo onde as crianças devem identificar e expressar diferentes emoções. Utilizando cartões com rostos que representam emoções como alegria, tristeza, raiva e surpresa, os alunos devem escolher um cartão e compartilhar uma situação em que sentiram aquela emoção. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG03, que aborda a expressão de sentimentos e emoções.

2. Mural da Amizade

Os alunos criam um mural coletivo onde cada um pode colar fotos, desenhos ou recortes que representem suas amizades. Essa atividade promove a afetividade e o reconhecimento da importância dos laços sociais. A habilidade BNCC EI03EF01 é contemplada, pois envolve a construção de relações de amizade e respeito.

3. Contação de Histórias sobre Emoções

Os professores podem selecionar livros que abordem temas de afetividade e emoções. Após a leitura, as crianças são convidadas a discutir como os personagens se sentiram e como lidaram com suas emoções. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03CG04, que incentiva a reflexão sobre sentimentos e a empatia.

4. Caixa das Emoções

Criar uma caixa onde as crianças podem depositar bilhetes com suas emoções do dia. Ao final da semana, a turma pode discutir as emoções que mais apareceram e como lidar com elas. Essa atividade está ligada à habilidade BNCC EI03CG02, que trata da identificação e expressão de sentimentos.

5. Teatro de Fantoches

As crianças podem criar fantoches e encenar situações que envolvem emoções, como a amizade, a tristeza ou a alegria. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão emocional, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF02, que envolve a representação de sentimentos por meio de diferentes linguagens.

6. Jogo da Empatia

Os alunos são divididos em duplas e devem se revezar contando uma situação que os deixou felizes ou tristes, enquanto o outro ouve atentamente. Após a troca, cada um deve expressar como se sentiu na posição do colega. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03CG05, que promove a empatia e a escuta ativa.

7. Dança das Emoções

Utilizando músicas que evocam diferentes sentimentos, as crianças devem dançar de acordo com a emoção que a música transmite. Após a atividade, os alunos podem discutir como a música os fez sentir. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF03, que envolve a expressão corporal e a comunicação não verbal.

8. Cartões de Agradecimento

As crianças são incentivadas a criar cartões de agradecimento para pessoas que consideram importantes em suas vidas. Essa atividade promove a gratidão e o reconhecimento das relações afetivas, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF04, que trata da valorização das relações interpessoais.

9. Roda de Conversa sobre Sentimentos

Promover uma roda de conversa onde as crianças podem compartilhar como se sentem em relação a diferentes situações do cotidiano. Essa prática estimula a verbalização de sentimentos e a escuta, alinhando-se à habilidade BNCC EI03CG01, que aborda a comunicação e a expressão de sentimentos.

10. Atividade de Desenho Livre

Os alunos têm a liberdade de desenhar o que sentem em um determinado dia. Após a atividade, cada um pode compartilhar seu desenho e explicar o que representa. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03EF05, que envolve a expressão artística como forma de comunicação de sentimentos.