15 Ideias de Atividades (BNCC) inclusão educação infantil

1. Jogo da Memória Inclusivo

O Jogo da Memória é uma atividade que pode ser adaptada para incluir todos os alunos, independentemente de suas habilidades. Os alunos podem criar cartões com imagens e palavras que representam diferentes temas, como animais, cores ou formas. Essa atividade estimula a memória e a concentração, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias com Fantoches

A contação de histórias é uma prática rica em aprendizado. Utilizar fantoches pode tornar a atividade ainda mais envolvente, permitindo que as crianças participem ativamente. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e encenar histórias, desenvolvendo habilidades de comunicação e expressão. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Promover uma oficina de artes utilizando materiais recicláveis é uma excelente forma de estimular a criatividade e a consciência ambiental. As crianças podem criar obras de arte, brinquedos ou objetos decorativos, aprendendo sobre a importância da reciclagem. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Atividades de Música e Movimento

Integrar música e movimento é essencial para o desenvolvimento motor das crianças. Proponha atividades onde os alunos possam dançar e cantar, utilizando instrumentos simples. Essa prática ajuda na coordenação motora e na socialização. Habilidade BNCC: EF15MU01.

5. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Os jogos de tabuleiro são uma ótima maneira de ensinar regras e promover o trabalho em equipe. Adapte jogos clássicos para incluir temas que sejam relevantes para os alunos, como diversidade e inclusão. Habilidade BNCC: EF15ET01.

6. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples pode despertar a curiosidade das crianças. Utilize materiais do dia a dia para demonstrar conceitos básicos de ciências, como reações químicas ou propriedades da água. Habilidade BNCC: EF15CI01.

7. Criação de um Jardim Sensorial

Um jardim sensorial é uma atividade que estimula os sentidos das crianças. Plante diferentes tipos de plantas que tenham texturas, cheiros e cores variadas. As crianças podem explorar o jardim, aprendendo sobre a natureza e desenvolvendo habilidades sensoriais. Habilidade BNCC: EF15CI02.

8. Teatro de Sombras

O teatro de sombras é uma forma criativa de contar histórias. As crianças podem criar figuras e usar uma fonte de luz para projetar sombras, desenvolvendo a imaginação e a habilidade de contar histórias. Habilidade BNCC: EF15AR02.

9. Caça ao Tesouro Inclusiva

Organizar uma caça ao tesouro que leve em conta as diferentes habilidades dos alunos é uma ótima maneira de promover a inclusão. Crie pistas que possam ser resolvidas de várias formas, permitindo que todos participem ativamente. Habilidade BNCC: EF15ET02.

10. Atividades de Culinária

As atividades de culinária são uma excelente forma de ensinar sobre alimentação saudável e trabalho em equipe. As crianças podem participar do preparo de receitas simples, aprendendo sobre medidas e ingredientes. Habilidade BNCC: EF15CI03.