15 Ideias de Atividades (BNCC) de treinamento funcional

1. Circuito de Agilidade

O circuito de agilidade é uma atividade que envolve a criação de estações com diferentes obstáculos, como cones, cordas e escadas. Os alunos devem passar por cada estação realizando exercícios que desenvolvem a coordenação motora e a velocidade. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF01, que aborda a prática de atividades físicas que promovem a saúde e o bem-estar.

2. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma excelente forma de trabalhar o trabalho em equipe e a resistência. Os alunos se dividem em grupos e devem completar um percurso, passando um bastão entre si. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes distâncias e intensidades, promovendo a habilidade BNCC EF15EF02, que enfatiza a importância da cooperação e do respeito às regras.

3. Jogo da Memória com Movimentos

Essa atividade combina a memória com o treinamento funcional. Os alunos devem memorizar uma sequência de movimentos (como saltos, agachamentos e giros) e repeti-los na ordem correta. Essa dinâmica estimula a concentração e a memória, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF03, que trata do desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas.

4. Dança das Cadeiras Funcional

Uma versão adaptada do clássico jogo de dança das cadeiras, onde os alunos realizam exercícios funcionais (como flexões ou abdominais) enquanto a música toca. Quando a música para, eles devem encontrar um lugar para sentar. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF15EF04, que incentiva a prática de atividades lúdicas e a socialização.

5. Estafeta de Exercícios

Os alunos são divididos em equipes e cada membro deve completar um exercício específico antes de passar para o próximo. Os exercícios podem incluir saltos, corridas curtas e abdominais. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF15EF05, que enfatiza a importância da atividade física regular e do trabalho em equipe.

6. Yoga ao Ar Livre

Realizar uma aula de yoga ao ar livre é uma ótima maneira de trabalhar a flexibilidade e a concentração. Os alunos aprendem posturas básicas e técnicas de respiração, promovendo a habilidade BNCC EF15EF06, que aborda a importância do autocuidado e do bem-estar.

7. Circuito de Força com Materiais Alternativos

Utilizando materiais como garrafas de água e mochilas, os alunos podem criar um circuito de força. Cada estação deve focar em um grupo muscular específico, promovendo a habilidade BNCC EF15EF07, que incentiva a prática de exercícios que fortalecem o corpo.

8. Jogos de Luta Simulada

Os alunos podem participar de jogos de luta simulada, onde praticam movimentos de artes marciais de forma segura e controlada. Essa atividade promove a disciplina e o respeito, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF08, que trata da prática de atividades que desenvolvem a autoconfiança e a autoestima.

9. Caminhada Ecológica

Uma caminhada em um parque ou área verde permite que os alunos se conectem com a natureza enquanto praticam atividade física. Durante a caminhada, podem ser realizadas paradas para exercícios funcionais, promovendo a habilidade BNCC EF15EF09, que enfatiza a importância da preservação ambiental e da saúde.

10. Desafio do Equilíbrio

Os alunos devem realizar uma série de exercícios que desafiem seu equilíbrio, como ficar em uma perna só ou caminhar sobre uma linha. Essa atividade ajuda a desenvolver a propriocepção e a coordenação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF10, que aborda o desenvolvimento de habilidades motoras e a consciência corporal.