15 Ideias de Atividades (BNCC) de português 3º ano fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras que os alunos aprenderam nas aulas. Os alunos devem formar pares de palavras que tenham significados semelhantes ou que pertençam à mesma categoria. Essa atividade desenvolve a habilidade de leitura e interpretação, além de estimular a memória. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Produção de Texto Coletiva

Os alunos se reúnem em grupos para criar uma história coletiva. Cada aluno contribui com uma frase, e o professor registra tudo em um quadro. Após a produção, a história é lida em voz alta, promovendo a prática da escrita e da oralidade. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Caça-Palavras Temático

Os alunos recebem um caça-palavras com palavras relacionadas a um tema específico estudado em sala, como animais ou profissões. Essa atividade ajuda na fixação do vocabulário e na identificação de palavras. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Leitura e Análise de Poemas

Os alunos leem diferentes poemas e, em seguida, discutem suas interpretações em grupo. Essa atividade estimula a apreciação literária e a análise crítica dos textos. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos devem criar cartazes informativos sobre um tema estudado, utilizando imagens e textos explicativos. Essa atividade promove a pesquisa, a organização de informações e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Dramatização de Contos

Os alunos escolhem um conto e o dramatizam em sala de aula. Essa atividade desenvolve a expressão corporal, a oralidade e a compreensão de narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Bingo de Verbos

Os alunos jogam bingo utilizando verbos que foram trabalhados em aula. O professor chama os verbos e os alunos devem marcar em suas cartelas. Essa atividade reforça o conhecimento sobre verbos de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Entrevista com um Personagem

Os alunos escolhem um personagem de um livro lido e fazem perguntas como se estivessem entrevistando-o. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão de personagens e suas motivações. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos criam histórias em quadrinhos baseadas em temas estudados. Essa atividade estimula a criatividade, a escrita e a organização de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Jogo de Rimas

Os alunos participam de um jogo onde devem encontrar palavras que rimam com uma palavra dada. Essa atividade ajuda na identificação de sonoridades e na construção de vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Debate sobre um Tema Atual

Os alunos escolhem um tema atual e realizam um debate em sala. Essa atividade desenvolve a argumentação, a escuta ativa e o respeito às opiniões dos colegas. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Criação de um Dicionário Ilustrado

Os alunos criam um dicionário ilustrado com palavras novas que aprenderam, incluindo definições e desenhos. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Leitura de Fábulas e Discussão de Moral

Os alunos leem fábulas e discutem a moral de cada história. Essa atividade promove a reflexão crítica e a compreensão de valores. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos formam duplas e fazem perguntas sobre um tema estudado, enquanto o outro aluno responde. Essa atividade estimula a oralidade e a memorização de conteúdos. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de um Blog da Turma

Os alunos colaboram para criar um blog da turma, onde publicam textos, desenhos e fotos das atividades realizadas. Essa atividade desenvolve a escrita, a tecnologia e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP15.