15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil desenho livre

1. Desenho Livre com Materiais Recicláveis

Uma atividade que estimula a criatividade das crianças é o desenho livre utilizando materiais recicláveis, como papelão, garrafas plásticas e outros itens que podem ser transformados em arte. Os alunos podem criar suas próprias obras, explorando formas e texturas, enquanto aprendem sobre a importância da reciclagem. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG03, que incentiva a exploração de diferentes materiais e técnicas.

2. Desenho Coletivo em Grande Escala

Promover um desenho coletivo em uma grande folha de papel ou em um mural é uma excelente forma de trabalhar a colaboração entre os alunos. Cada criança pode contribuir com uma parte do desenho, criando uma obra de arte única que representa a turma. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03CG02, que aborda a interação e a troca de ideias entre os alunos.

3. Desenho de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenhando personagens e cenários que representam narrativas inventadas por eles. Essa atividade estimula a imaginação e a habilidade de contar histórias, além de desenvolver a coordenação motora. A habilidade BNCC EI03EF01 é contemplada, pois envolve a expressão de ideias e sentimentos por meio da arte.

4. Desenho com Música

Combinar música e desenho é uma forma divertida de estimular a criatividade. Os alunos podem ouvir diferentes estilos musicais e, enquanto escutam, desenhar o que a música lhes inspira. Essa atividade promove a conexão entre arte e emoção, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF02, que incentiva a expressão artística através de diferentes linguagens.

5. Desenho de Natureza

Levar os alunos para um passeio ao ar livre e incentivá-los a desenhar o que observam na natureza é uma atividade enriquecedora. Eles podem desenhar plantas, animais e paisagens, desenvolvendo a observação e a apreciação do meio ambiente. Essa prática está ligada à habilidade BNCC EI03CG04, que envolve a exploração do mundo natural através da arte.

6. Desenho de Auto-retrato

Os alunos podem criar auto-retratos, explorando suas características físicas e emocionais. Essa atividade ajuda as crianças a se conhecerem melhor e a expressarem sua identidade. A habilidade BNCC EI03EF03 é trabalhada, pois envolve a representação de si mesmo e a reflexão sobre a própria imagem.

7. Desenho de Cenas do Cotidiano

Incentivar os alunos a desenhar cenas do seu cotidiano, como a família, a escola ou o parque, ajuda a desenvolver a observação e a expressão de suas vivências. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF04, que promove a representação de experiências pessoais através da arte.

8. Desenho com Diferentes Técnicas

Propor que os alunos experimentem diferentes técnicas de desenho, como aquarela, giz de cera e carvão, permite que eles descubram suas preferências e habilidades. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03CG01, que incentiva a exploração de diferentes formas de expressão artística.

9. Desenho de Personagens de Contos de Fadas

Após a leitura de um conto de fadas, os alunos podem desenhar seus personagens favoritos, estimulando a compreensão da narrativa e a criatividade. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF05, que envolve a interpretação de histórias e a expressão artística relacionada a elas.

10. Desenho de Sonhos

Os alunos podem ser convidados a desenhar um sonho que tiveram, permitindo que expressem suas emoções e imaginação. Essa atividade é uma forma de trabalhar a subjetividade e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF06, que incentiva a expressão de sentimentos e ideias através da arte.