15 Ideias de Atividades (BNCC) antecessor e sucessor educação infantil

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade lúdica que estimula a memória e o reconhecimento de números. Os alunos devem criar pares de cartões com números e suas representações visuais. Essa atividade desenvolve a habilidade de identificar e comparar quantidades, conforme a habilidade BNCC EF01MA01.

2. Contação de Histórias com Sequência Numérica

Os professores podem contar histórias que envolvem sequências numéricas, como contos de fadas que mencionam números. Após a contação, os alunos podem desenhar a sequência que entenderam, promovendo a habilidade de organizar informações, conforme a habilidade BNCC EF15LP01.

3. Atividade de Classificação de Objetos

Os alunos devem classificar objetos de acordo com suas características, como cor, tamanho ou forma. Essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a habilidade de categorizar, alinhada à habilidade BNCC EF01MA02.

4. Criação de Gráficos com Dados Coletados

Os alunos podem coletar dados sobre suas frutas favoritas e, em seguida, criar gráficos simples para representar essas informações. Essa atividade promove a interpretação de dados e a habilidade de representar informações graficamente, conforme a habilidade BNCC EF01MA03.

5. Jogo de Rimas e Sons

Os alunos podem participar de um jogo onde devem encontrar palavras que rimam com outras. Essa atividade estimula a consciência fonológica e a habilidade de reconhecer sons, alinhada à habilidade BNCC EF15LP02.

6. Atividade de Sequência Lógica com Imagens

Os alunos recebem imagens que devem ser organizadas em uma sequência lógica, como a preparação de uma receita. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a habilidade de sequenciar eventos, conforme a habilidade BNCC EF01LP03.

7. Brincadeira de “Quem Sou Eu?”

Os alunos devem descrever um objeto ou animal sem dizer seu nome, enquanto os colegas tentam adivinhar. Essa atividade estimula a comunicação e a habilidade de descrever características, alinhada à habilidade BNCC EF15LP03.

8. Atividade de Pintura com Números

Os alunos podem pintar desenhos onde cada área é numerada, correspondendo a uma cor específica. Essa atividade ajuda a reconhecer números e cores, promovendo a habilidade de associação, conforme a habilidade BNCC EF01MA04.

9. Jogo de Tabuleiro com Contagem

Os alunos jogam um tabuleiro onde devem contar os espaços para avançar. Essa atividade desenvolve a contagem e a noção de quantidade, alinhada à habilidade BNCC EF01MA05.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando diálogos e sequências de eventos. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de narrar histórias, conforme a habilidade BNCC EF15LP04.

11. Caça ao Tesouro com Pistas Numéricas

Os alunos participam de uma caça ao tesouro onde as pistas são baseadas em números e operações simples. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a resolução de problemas, alinhada à habilidade BNCC EF01MA06.

12. Atividade de Comparação de Quantidades

Os alunos recebem diferentes grupos de objetos e devem comparar as quantidades, utilizando termos como “mais”, “menos” e “igual”. Essa atividade desenvolve a habilidade de comparação, conforme a habilidade BNCC EF01MA07.

13. Jogo de Adivinhação de Formas

Os alunos devem adivinhar formas geométricas a partir de descrições dadas pelo professor. Essa atividade estimula o reconhecimento de formas e a habilidade de descrever características, alinhada à habilidade BNCC EF01MA08.

14. Atividade de Criação de Música com Números

Os alunos podem criar uma música ou uma canção que inclua números, promovendo a memorização e a associação de números com sons. Essa atividade desenvolve a criatividade e a habilidade de trabalhar com ritmos, conforme a habilidade BNCC EF15AR01.

15. Jogo de Role-Playing com Situações do Dia a Dia

Os alunos podem encenar situações do cotidiano que envolvem números, como fazer compras ou contar objetos. Essa atividade estimula a aplicação prática do conhecimento numérico, alinhada à habilidade BNCC EF01MA09.