15 Ideias de Atividades (BNCC) minha escola educação infantil

1. Contação de Histórias com Fantoches

A contação de histórias é uma atividade que estimula a imaginação e a linguagem das crianças. Utilizando fantoches, os professores podem tornar a narrativa mais envolvente. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes faixas etárias, permitindo que as crianças participem ativamente, criando suas próprias histórias e personagens. Habilidade BNCC: EI01CG01.

2. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Promover uma oficina de artes utilizando materiais recicláveis é uma excelente maneira de ensinar sobre sustentabilidade e criatividade. As crianças podem criar obras de arte, brinquedos ou até mesmo instrumentos musicais, desenvolvendo habilidades motoras e a capacidade de trabalhar em grupo. Habilidade BNCC: EI02ET01.

3. Jogo de Memória com Palavras e Imagens

O jogo de memória é uma atividade lúdica que ajuda no desenvolvimento da memória e da concentração. Ao criar um jogo com palavras e imagens relacionadas a temas estudados, os professores podem reforçar o aprendizado de forma divertida. Habilidade BNCC: EI03EF01.

4. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como a mistura de cores ou a criação de vulcões de bicarbonato, pode despertar a curiosidade das crianças. Essas atividades ajudam a introduzir conceitos básicos de ciências de forma prática e divertida. Habilidade BNCC: EI03CN01.

5. Atividades de Música e Movimento

Integrar música e movimento é fundamental para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. Através de danças e canções, os professores podem ensinar sobre ritmos, coordenação e até mesmo conceitos matemáticos, como contagem e sequências. Habilidade BNCC: EI03MU01.

6. Criação de um Jardim Sensorial

Um jardim sensorial é uma ótima maneira de estimular os sentidos das crianças. Com diferentes texturas, cheiros e cores, essa atividade permite que os alunos explorem a natureza e aprendam sobre plantas e animais. Habilidade BNCC: EI03CI01.

7. Jogos de Role-Playing

Os jogos de role-playing permitem que as crianças experimentem diferentes papéis e situações sociais. Essa atividade é essencial para o desenvolvimento da empatia e da comunicação, além de ser uma forma divertida de aprender sobre profissões e a sociedade. Habilidade BNCC: EI03LP01.

8. Atividades de Culinária

Envolver as crianças em atividades de culinária é uma maneira prática de ensinar sobre nutrição, medidas e até mesmo química. Preparar receitas simples, como saladas de frutas ou biscoitos, pode ser uma experiência educativa e deliciosa. Habilidade BNCC: EI03ET01.

9. Contação de Histórias com Livros Ilustrados

Utilizar livros ilustrados para contar histórias é uma forma eficaz de desenvolver a linguagem e a imaginação das crianças. Os professores podem incentivar a participação dos alunos, pedindo que eles descrevam as ilustrações ou criem finais alternativos para as histórias. Habilidade BNCC: EI01LP01.

10. Atividades de Jardinagem

Incluir atividades de jardinagem no currículo escolar é uma excelente maneira de ensinar sobre o ciclo da vida e a importância das plantas. As crianças podem plantar sementes, cuidar das plantas e observar seu crescimento, desenvolvendo responsabilidade e paciência. Habilidade BNCC: EI03CI02.