15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre sílabas

1. Jogo da Memória de Sílaba

Crie um jogo da memória utilizando cartões com sílabas e imagens correspondentes. Os alunos devem encontrar os pares corretos, estimulando a associação entre a sílaba e a palavra. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP01, que aborda a identificação de sílabas em palavras.

2. Bingo de Sílaba

Organize um bingo onde as cartelas contenham diferentes sílabas. O professor chama palavras, e os alunos devem identificar as sílabas presentes. Essa atividade promove a escuta atenta e a identificação de sílabas, alinhando-se à habilidade EF15LP02.

3. Criação de Poemas com Sílaba

Peça aos alunos que criem poemas utilizando palavras que contenham sílabas específicas. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da leitura, além de trabalhar a habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos orais e escritos.

4. Atividade de Recorte e Colagem

Forneça revistas e jornais para que os alunos recortem palavras e as organizem em sílabas. Essa atividade ajuda na visualização e manipulação das sílabas, promovendo a habilidade EF15LP04, que trata da análise de palavras.

5. Contação de Histórias com Sílaba

Utilize histórias que enfatizem a repetição de sílabas. Após a leitura, os alunos podem criar suas próprias versões da história, focando nas sílabas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP05, que envolve a interpretação de textos.

6. Música e Sílaba

Escolha músicas que tenham palavras rítmicas e sílabas repetitivas. Os alunos podem cantar e identificar as sílabas, promovendo a habilidade EF15LP06, que envolve a apreciação de diferentes gêneros textuais.

7. Sílaba em Movimento

Crie uma atividade onde os alunos devem se mover conforme as sílabas que ouvem. Por exemplo, ao ouvir a sílaba “pa”, eles devem dar um passo à frente. Essa atividade promove a habilidade EF15LP07, que trata da percepção auditiva.

8. Jogo de Rimas com Sílaba

Desenvolva um jogo onde os alunos devem encontrar palavras que rimem e que contenham sílabas semelhantes. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade EF15LP08, que envolve a produção de rimas e poesias.

9. Sílaba e Desenho

Pede-se aos alunos que desenhem algo que represente uma palavra que contenha uma sílaba específica. Após o desenho, eles devem apresentar e explicar a escolha. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP09, que envolve a expressão artística.

10. Caça-Palavras de Sílaba

Crie um caça-palavras com palavras que contenham sílabas específicas. Os alunos devem encontrar as palavras e, em seguida, usá-las em frases. Essa atividade promove a habilidade EF15LP10, que envolve a leitura e a escrita de palavras em contexto.