15 Ideias de Atividades (BNCC) de inglês 8º ano

1. Jogo de Vocabulário com Cartões

Uma atividade divertida que envolve o uso de cartões com palavras em inglês e suas traduções. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, onde um aluno mostra o cartão e o outro deve adivinhar a palavra correspondente. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de vocabulário e a compreensão oral. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Diários em Inglês

Os alunos podem escrever um diário em inglês, descrevendo suas atividades diárias, sentimentos e pensamentos. Essa prática estimula a escrita e a expressão pessoal, além de permitir que os alunos pratiquem a gramática e o vocabulário aprendido. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Debates sobre Temas Atuais

Organizar debates em sala de aula sobre temas atuais, como meio ambiente, tecnologia ou cultura pop, pode ser uma excelente maneira de desenvolver a fala e a argumentação em inglês. Os alunos devem pesquisar sobre o tema e apresentar seus pontos de vista. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Produção de Vídeos em Inglês

Os alunos podem criar pequenos vídeos em inglês, abordando temas de interesse, como hobbies ou viagens. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da língua falada, além de permitir o uso de recursos audiovisuais. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Jogos de Role-Playing

Simulações de situações do cotidiano, como fazer compras ou pedir comida, ajudam os alunos a praticar diálogos em inglês. Os alunos podem se dividir em grupos e encenar diferentes cenários, desenvolvendo a fluência e a confiança na fala. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Leitura de Contos em Inglês

Selecionar contos curtos em inglês para leitura em sala de aula pode enriquecer o vocabulário e a compreensão textual dos alunos. Após a leitura, os alunos podem discutir a história e seus personagens, promovendo a interpretação e a análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Podcasts

Os alunos podem produzir podcasts sobre temas de interesse, como música, esportes ou cultura. Essa atividade estimula a pesquisa, a escrita e a fala, além de ser uma forma moderna de praticar o inglês. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogos de Tabuleiro em Inglês

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvam perguntas e respostas em inglês pode ser uma maneira divertida de revisar conteúdos. Os alunos podem jogar em grupos, promovendo a interação e a prática da língua de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Apresentações de Projetos

Os alunos podem desenvolver projetos sobre temas que estudaram e apresentá-los em inglês para a turma. Essa atividade estimula a pesquisa, a organização de ideias e a prática da fala em público. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Músicas e Análise de Letras

Trabalhar com músicas em inglês, analisando as letras e discutindo seus significados, pode ser uma forma envolvente de aprender. Os alunos podem até criar suas próprias letras, praticando a escrita e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP10.