15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física para 7º ano

1. Jogo de Queimada

O jogo de queimada é uma atividade clássica que promove o trabalho em equipe e a coordenação motora. Os alunos são divididos em duas equipes e devem tentar eliminar os adversários acertando-os com a bola. Essa atividade pode ser adaptada para incluir regras que incentivem a inclusão de todos os alunos, como permitir que os jogadores eliminados possam retornar ao jogo se cumprirem uma tarefa específica. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Atividades Físicas

Organizar um circuito com diferentes estações de atividades físicas, como saltos, corridas e exercícios de força, é uma excelente maneira de trabalhar a resistência e a força muscular. Os alunos podem ser divididos em grupos e cada grupo passa um tempo em cada estação, promovendo a competição saudável e a superação pessoal. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança de Salão

Incluir a dança de salão nas aulas de educação física é uma forma divertida de trabalhar a coordenação, o ritmo e a socialização. Os alunos podem aprender diferentes estilos de dança, como samba, forró e valsa, e até mesmo participar de competições internas. Essa atividade também pode ser uma oportunidade para discutir a cultura e a história das danças. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Atividades de Atletismo

Promover atividades de atletismo, como corrida, salto em distância e arremesso de peso, permite que os alunos desenvolvam habilidades motoras fundamentais. Os professores podem organizar uma mini-olimpíada, onde os alunos competem em diferentes modalidades, estimulando o espírito esportivo e a superação de limites. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Jogos Cooperativos

Os jogos cooperativos são uma excelente maneira de promover a inclusão e o trabalho em equipe. Atividades como “A teia de aranha”, onde os alunos devem passar por um espaço sem tocar nas cordas, ajudam a desenvolver habilidades sociais e a confiança entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Capoeira

A capoeira é uma atividade que combina dança, luta e música, sendo uma forma rica de expressão cultural. Os alunos podem aprender os movimentos básicos e a história da capoeira, além de desenvolver a coordenação e o equilíbrio. Essa atividade também pode ser uma oportunidade para discutir a importância da cultura afro-brasileira. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Jogos de Tabuleiro com Movimento

Integrar jogos de tabuleiro que exigem movimento, como “Twister” ou “Jogo da Vida”, pode ser uma forma divertida de trabalhar a coordenação e a agilidade. Os alunos podem criar seus próprios jogos, incorporando regras que incentivem a atividade física e a interação social. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Natação

A natação é uma atividade completa que trabalha todos os grupos musculares e é essencial para o desenvolvimento da resistência. Os alunos podem participar de aulas de natação, onde aprendem técnicas e regras de segurança na água. Além disso, a natação pode ser uma oportunidade para discutir a importância da saúde e do bem-estar. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Esportes Coletivos

Incluir esportes coletivos, como futebol, basquete e vôlei, nas aulas de educação física é fundamental para o desenvolvimento de habilidades sociais e motoras. Os alunos podem aprender as regras dos jogos, além de desenvolver o espírito de equipe e a competitividade saudável. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Yoga e Meditação

Incorporar práticas de yoga e meditação nas aulas de educação física pode ajudar os alunos a desenvolverem a concentração, o equilíbrio e a flexibilidade. Essas atividades também promovem o bem-estar emocional e a redução do estresse, sendo uma ótima forma de introduzir conceitos de saúde mental. Habilidade BNCC: EF15EF10.