15 Ideias de Atividades (BNCC) creche 4 anos

1. Pintura com os Dedos

A atividade de pintura com os dedos é uma forma divertida e sensorial de estimular a criatividade das crianças de 4 anos. Os alunos podem usar tinta atóxica e papel grande para explorar as cores e texturas. Essa atividade está alinhada à BNCC, especificamente à habilidade EI03CG03, que promove a expressão artística e a apreciação das diferentes formas de arte.

2. Contação de Histórias com Fantoches

Utilizar fantoches para contar histórias é uma excelente maneira de desenvolver a linguagem oral e a imaginação das crianças. Os professores podem criar fantoches simples com materiais recicláveis e incentivar os alunos a participar da narrativa. Esta atividade se relaciona com a habilidade EI03EF01, que busca promover a interação e a comunicação entre as crianças.

3. Jogo de Memória com Imagens

O jogo de memória é uma atividade que ajuda a desenvolver a memória e a concentração. Os professores podem criar cartas com imagens de animais, objetos ou personagens conhecidos. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03EF02, que estimula a atenção e a memória das crianças.

4. Atividades de Classificação

Classificar objetos por cor, forma ou tamanho é uma atividade que promove o raciocínio lógico. Os alunos podem usar blocos de montar ou outros brinquedos para realizar essa tarefa. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI03MA01, que envolve a organização e a categorização de informações.

5. Dança das Cadeiras

A dança das cadeiras é uma atividade lúdica que promove a socialização e o movimento. Os alunos dançam ao som de músicas infantis e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira. Esta atividade está alinhada à habilidade EI03EF03, que incentiva a interação social e o desenvolvimento motor.

6. Criação de Máscaras

Fazer máscaras com papel e outros materiais é uma forma de estimular a criatividade e a expressão pessoal. As crianças podem criar máscaras de animais ou personagens de histórias. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI03CG02, que promove a expressão artística e a valorização da cultura.

7. Experimentos com Água

Realizar experimentos simples com água, como misturar cores ou observar objetos que flutuam, é uma maneira de introduzir conceitos científicos. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03CN01, que estimula a curiosidade e a investigação do mundo ao redor.

8. Jogo de Rimas

O jogo de rimas é uma atividade que ajuda a desenvolver a linguagem e a fonética. Os professores podem incentivar as crianças a criar rimas com palavras simples. Esta atividade se relaciona com a habilidade EI03EF04, que promove a consciência fonológica e a linguagem oral.

9. Atividades de Jardinagem

Plantar sementes e cuidar de plantas é uma forma de ensinar sobre a natureza e a responsabilidade. As crianças podem aprender sobre o ciclo de vida das plantas e a importância da preservação ambiental. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03CN02, que promove o respeito e a valorização do meio ambiente.

10. Jogos de Imitação

Os jogos de imitação, como “o que é?”, onde as crianças imitam animais ou objetos, são ótimos para desenvolver a criatividade e a expressão corporal. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI03EF05, que incentiva a expressão e a comunicação através do movimento.