15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre educação inclusiva

1. Jogo de Memória Inclusivo

Desenvolva um jogo de memória que inclua imagens e palavras relacionadas a diferentes deficiências, promovendo a empatia e a compreensão entre os alunos. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes faixas etárias e deve incluir a habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a leitura e interpretação de textos.

2. Contação de Histórias com Fantoches

Utilize fantoches para contar histórias que abordem a diversidade e a inclusão. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e participar da contação, estimulando a criatividade e a expressão. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a apreciação e a criação artística.

3. Oficina de Artes Inclusivas

Promova uma oficina de artes onde os alunos possam criar obras que representem a inclusão. Utilize materiais variados, como argila, papel reciclado e tintas, para que todos possam participar, independentemente de suas habilidades motoras. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR02, que trata da produção artística.

4. Debate sobre Diversidade

Organize um debate em sala de aula sobre a importância da diversidade e inclusão. Os alunos podem pesquisar e apresentar argumentos sobre como a inclusão beneficia a sociedade. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a argumentação e a construção de opiniões.

5. Criação de um Mural da Inclusão

Os alunos podem criar um mural coletivo que represente a inclusão, utilizando recortes de revistas, desenhos e frases inspiradoras. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR03, que aborda a apreciação e a criação de obras de arte.

6. Jogos Cooperativos

Realize jogos cooperativos que incentivem a colaboração entre os alunos, como o “Caminho da Inclusão”, onde todos devem trabalhar juntos para completar desafios. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF01, que trata da prática de atividades físicas e do desenvolvimento de habilidades sociais.

7. Leitura de Livros Inclusivos

Escolha livros que abordem temas de inclusão e diversidade para leitura em grupo. Após a leitura, promova uma discussão sobre as lições aprendidas. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a interpretação e análise de textos.

8. Criação de Vídeos sobre Inclusão

Os alunos podem criar vídeos curtos que abordem a inclusão em suas comunidades. Essa atividade estimula o uso de tecnologia e a expressão criativa, alinhando-se à habilidade BNCC EF15ET01, que trata do uso de mídias digitais para comunicação.

9. Palestra com Pessoas com Deficiência

Convide pessoas com deficiência para compartilhar suas experiências e desafios. Essa atividade promove a empatia e a compreensão, e pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a escuta e a valorização de diferentes vozes.

10. Criação de Cartazes sobre Direitos

Os alunos podem criar cartazes que promovam os direitos das pessoas com deficiência, utilizando informações de fontes confiáveis. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a cidadania e os direitos humanos.