15 Ideias de Atividades (BNCC) folclore ensino fundamental

1. Contação de Histórias Folclóricas

Uma atividade que envolve a contação de histórias folclóricas é uma excelente maneira de introduzir os alunos ao rico universo do folclore brasileiro. Os professores podem selecionar contos populares, como “A Lenda do Saci” ou “A História da Iara”, e realizar uma leitura dramatizada. Os alunos podem ser incentivados a participar, assumindo papéis e criando diálogos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a apreciação de narrativas orais e escritas.

2. Criação de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches inspirados em personagens do folclore brasileiro, como o Curupira ou a Mula Sem Cabeça. Utilizando materiais recicláveis, como papelão e tecidos, essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Além disso, os alunos podem apresentar pequenas peças teatrais, promovendo a habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a criação e apreciação de produções artísticas.

3. Mapa do Folclore Brasileiro

Os alunos podem desenvolver um mapa do Brasil, localizando as diferentes lendas e personagens folclóricos de cada região. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a colaboração e o trabalho em equipe. Os alunos devem pesquisar sobre as lendas e suas origens, o que está alinhado à habilidade BNCC EF15HI01, que trata da pesquisa e análise de informações históricas.

4. Danças Folclóricas

Incorporar danças folclóricas, como o frevo e a quadrilha, nas aulas de educação física é uma forma divertida de ensinar sobre a cultura brasileira. Os alunos podem aprender os passos básicos e, em seguida, apresentar uma pequena coreografia. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF01, que aborda a prática de diferentes danças e ritmos.

5. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos baseadas em lendas folclóricas. Essa atividade estimula a leitura e a escrita, além de permitir que os alunos explorem a narrativa visual. A habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção de textos em diferentes formatos, é diretamente trabalhada nessa atividade.

6. Jogo de Memória com Personagens Folclóricos

Desenvolver um jogo de memória com cartas que apresentam personagens e elementos do folclore brasileiro é uma maneira lúdica de aprender. Os alunos podem criar as cartas e jogar em duplas ou grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15MA03, que envolve a resolução de problemas e jogos matemáticos.

7. Pesquisa sobre Festas Folclóricas

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre festas folclóricas brasileiras, como o Carnaval e a Festa Junina. Após a pesquisa, cada aluno pode apresentar suas descobertas para a turma, promovendo a habilidade BNCC EF15HI02, que trata da pesquisa e apresentação de temas culturais.

8. Criação de Poemas e Canções

Estimular os alunos a criar poemas ou canções inspiradas em elementos do folclore é uma ótima maneira de trabalhar a linguagem poética. Os alunos podem apresentar suas criações em sala de aula, promovendo a habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de textos poéticos e musicais.

9. Exposição de Artesanato Folclórico

Os alunos podem criar peças de artesanato inspiradas no folclore, como bonecos de pano ou objetos decorativos. Uma exposição pode ser organizada na escola, onde os alunos apresentam suas criações e explicam suas inspirações. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR03, que envolve a apreciação e a criação de obras de arte.

10. Debate sobre a Importância do Folclore

Promover um debate em sala de aula sobre a importância do folclore na cultura brasileira é uma excelente maneira de desenvolver o pensamento crítico. Os alunos podem discutir como as lendas e tradições influenciam a identidade cultural do país. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP04, que aborda a argumentação e a construção de opiniões.