15 Ideias de Atividades (BNCC) alimentação educação infantil

1. Montando um Prato Colorido

Uma atividade que estimula a criatividade e o conhecimento sobre os alimentos é a montagem de um prato colorido. As crianças podem utilizar recortes de revistas ou desenhos para criar um prato saudável, aprendendo sobre a importância de consumir alimentos variados. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a produção de textos e a organização de ideias.

2. Jogo da Memória dos Alimentos

O jogo da memória é uma forma divertida de ensinar sobre os diferentes tipos de alimentos. Os alunos podem criar pares de cartas com imagens de alimentos e suas respectivas classificações (frutas, verduras, grãos, etc.). Essa atividade desenvolve a habilidade BNCC EF15LP02, que trata da leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

3. Oficina de Receitas Saudáveis

Promover uma oficina onde as crianças possam participar da elaboração de receitas saudáveis é uma excelente maneira de ensinar sobre alimentação. Elas podem escolher ingredientes, aprender sobre suas propriedades e até mesmo preparar pratos simples. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de textos orais e escritos.

4. Caça ao Tesouro Alimentar

Organizar uma caça ao tesouro com pistas relacionadas a alimentos e suas características pode ser uma atividade lúdica e educativa. As crianças podem aprender sobre a origem dos alimentos e sua importância na dieta. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15LP04, que aborda a pesquisa e a coleta de informações.

5. Criação de um Jardim de Ervas

Incentivar as crianças a criar um pequeno jardim de ervas é uma maneira prática de ensinar sobre cultivo e alimentação saudável. Elas podem aprender sobre o crescimento das plantas e como utilizá-las na culinária. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP05, que trata do cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade.

6. Teatro de Fantoches sobre Alimentação

Utilizar fantoches para encenar histórias sobre alimentação saudável pode ser uma forma divertida de transmitir conhecimentos. As crianças podem criar seus próprios personagens e desenvolver enredos que abordem a importância de uma dieta equilibrada. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15LP06, que envolve a expressão artística e a comunicação.

7. Desenho e Pintura de Alimentos

Estimular as crianças a desenhar e pintar seus alimentos favoritos pode ser uma atividade que promove a expressão artística e o conhecimento sobre nutrição. Elas podem discutir as cores e formas dos alimentos, aprendendo sobre suas características. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP07, que trata da apreciação e produção artística.

8. Experimentos com Alimentos

Realizar experimentos simples com alimentos, como observar a germinação de feijões ou a fermentação do pão, pode ser uma forma prática de ensinar ciências. As crianças podem registrar suas observações e aprender sobre processos naturais. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15LP08, que envolve a investigação e a experimentação.

9. Música e Dança sobre Alimentação

Criar músicas e danças que abordem a alimentação saudável pode ser uma maneira divertida de ensinar sobre o tema. As crianças podem compor letras que falem sobre frutas, verduras e a importância de uma dieta equilibrada. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15LP09, que trata da produção e apreciação musical.

10. Criação de um Livro de Receitas

As crianças podem trabalhar em grupo para criar um livro de receitas saudáveis, incluindo ilustrações e descrições dos pratos. Essa atividade estimula a escrita e a colaboração entre os alunos, além de promover o conhecimento sobre alimentação. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP10, que envolve a produção de textos coletivos.