15 Ideias de Atividades (BNCC) para deficiente visual na educação infantil

1. Atividade de Sensação Táctil

Utilize diferentes materiais com texturas variadas, como algodão, papel lixa, borracha e seda. Os alunos podem explorar esses materiais com as mãos, desenvolvendo a percepção tátil. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03ET01 da BNCC, que propõe a exploração de diferentes texturas e a identificação de suas características.

2. Jogo de Sons

Crie um jogo onde os alunos devem identificar sons de objetos do cotidiano, como instrumentos musicais ou sons da natureza. Utilize gravações ou instrumentos reais. Essa atividade promove a audição e a atenção, alinhando-se à habilidade EI03EF01, que envolve a exploração de sons e ritmos.

3. Contação de Histórias com Foco em Descrição

Realize sessões de contação de histórias onde o foco esteja na descrição detalhada dos personagens e cenários. Utilize recursos sonoros e táteis para enriquecer a experiência. Essa atividade atende à habilidade EI03LP01, que incentiva a apreciação e a interpretação de narrativas.

4. Pintura com os Dedos

Proporcione uma atividade de pintura onde os alunos utilizam os dedos para criar obras de arte. Utilize tintas com texturas diferentes e incentive a exploração sensorial. Essa atividade está relacionada à habilidade EI03AR01, que estimula a expressão artística através de diferentes técnicas.

5. Caça ao Tesouro Táctil

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos escondidos com base em descrições táteis. Os alunos podem tocar e sentir os objetos para identificá-los. Essa atividade se alinha à habilidade EI03ET02, que envolve a exploração de objetos e suas características.

6. Mapa Sensorial

Crie um mapa da sala de aula utilizando materiais táteis, como papel em relevo ou objetos colados. Os alunos podem explorar o mapa com as mãos, promovendo a noção de espaço. Essa atividade atende à habilidade EI03GE01, que propõe a exploração de diferentes representações do espaço.

7. Jogo de Memória Auditiva

Desenvolva um jogo de memória onde os alunos devem combinar sons a imagens ou objetos. Essa atividade estimula a memória auditiva e a concentração, alinhando-se à habilidade EI03EF02, que envolve a identificação de sons e suas associações.

8. Dança das Cadeiras com Sons

Realize uma versão adaptada da dança das cadeiras, onde os alunos devem se mover ao som de diferentes músicas e parar quando a música parar. Essa atividade promove a coordenação motora e a percepção auditiva, alinhando-se à habilidade EI03EF03, que envolve a expressão corporal e musical.

9. Criação de Instrumentos Musicais

Incentive os alunos a criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis. Após a confecção, promova uma apresentação onde todos possam tocar juntos. Essa atividade está relacionada à habilidade EI03EF04, que propõe a exploração e a criação de sons.

10. Jogo de Adivinhação de Cheiros

Prepare frascos com diferentes essências e promova um jogo de adivinhação onde os alunos devem identificar os cheiros. Essa atividade estimula a percepção olfativa e a curiosidade, alinhando-se à habilidade EI03CN01, que envolve a exploração de diferentes sentidos.