15 Ideias de Atividades (BNCC) para deficientes físicos

1. Atividades de Leitura Acessível

Promover a leitura de livros em braille ou audiobooks para alunos com deficiência visual. Essa atividade pode ser complementada com discussões em grupo sobre a obra lida, estimulando a interpretação e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogos Adaptados de Tabuleiro

Utilizar jogos de tabuleiro adaptados, que permitam a participação de todos os alunos, independentemente de suas limitações físicas. Os jogos podem ser utilizados para desenvolver habilidades sociais e de raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF15MAT03.

3. Atividades de Arte Inclusiva

Realizar oficinas de arte onde os alunos possam explorar diferentes materiais e técnicas, como pintura com as mãos ou colagem, utilizando ferramentas adaptadas. Essa atividade estimula a criatividade e a autoexpressão. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Contação de Histórias Interativa

Promover sessões de contação de histórias que envolvam a participação ativa dos alunos, utilizando fantoches ou recursos visuais. Essa atividade ajuda a desenvolver a imaginação e a linguagem. Habilidade BNCC: EF15LP02.

5. Atividades de Música e Movimento

Realizar aulas de música que incluam movimentos corporais adaptados, permitindo que todos os alunos participem. A música pode ser utilizada para trabalhar ritmos e coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15AR02.

6. Experimentos Científicos Acessíveis

Desenvolver experimentos científicos que possam ser realizados por alunos com diferentes tipos de deficiência, utilizando materiais simples e acessíveis. Essa atividade estimula a curiosidade e o aprendizado prático. Habilidade BNCC: EF15CI01.

7. Atividades de Jardinagem Inclusiva

Organizar um projeto de jardinagem onde todos os alunos possam participar, utilizando ferramentas adaptadas. Essa atividade promove o trabalho em equipe e o cuidado com a natureza. Habilidade BNCC: EF15CI02.

8. Jogos de Movimento Adaptados

Realizar jogos de movimento que possam ser adaptados para diferentes níveis de habilidade, como corridas de obstáculos com apoio. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a socialização. Habilidade BNCC: EF15EF01.

9. Atividades de Culinária Inclusiva

Promover aulas de culinária onde os alunos possam participar do preparo de receitas simples, utilizando utensílios adaptados. Essa atividade estimula a autonomia e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15ET01.

10. Projetos de Tecnologia Assistiva

Desenvolver projetos que envolvam o uso de tecnologia assistiva, como softwares de comunicação alternativa, permitindo que alunos com dificuldades de fala se expressem. Habilidade BNCC: EF15TE01.

11. Atividades de Teatro Inclusivo

Realizar oficinas de teatro onde todos os alunos possam participar, utilizando recursos como fantoches e dramatizações. Essa atividade estimula a expressão corporal e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR03.

12. Dança Inclusiva

Promover aulas de dança que permitam a participação de alunos com diferentes habilidades, utilizando adaptações conforme necessário. A dança é uma forma de expressão que pode ser muito inclusiva. Habilidade BNCC: EF15AR04.

13. Atividades de Fotografia

Organizar um projeto de fotografia onde os alunos possam explorar o ambiente ao seu redor, utilizando câmeras adaptadas. Essa atividade estimula a observação e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR05.

14. Jogos de Memória Adaptados

Utilizar jogos de memória que possam ser adaptados para diferentes necessidades, ajudando a desenvolver a memória e a concentração dos alunos. Habilidade BNCC: EF15MAT04.

15. Atividades de Contação de Histórias com Recursos Visuais

Incorporar recursos visuais, como ilustrações e vídeos, nas sessões de contação de histórias, facilitando a compreensão e a participação de todos os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP03.