15 Ideias de Atividades (BNCC) jogos cooperativos educação infantil

1. Jogo da Amizade

O Jogo da Amizade é uma atividade que promove a interação entre as crianças, onde cada aluno deve encontrar um colega que tenha algo em comum com ele. As crianças se reúnem em um círculo e, ao som de uma música, passam um objeto (como uma bola) de um para o outro. Quando a música para, quem estiver segurando o objeto deve dizer algo que gosta e encontrar um colega que também goste da mesma coisa. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EF15LP01, que aborda a convivência e o respeito às diferenças.

2. Corrida do Saco

A Corrida do Saco é um jogo tradicional que pode ser adaptado para promover a cooperação. As crianças devem formar duplas e cada membro da dupla deve entrar em um saco. Ao sinal, as duplas devem pular até a linha de chegada, ajudando-se mutuamente. Essa atividade desenvolve habilidades motoras e a noção de trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade BNCC: EF02EF01, que trata da importância do trabalho em grupo.

3. A Teia de Aranha

Nesta atividade, as crianças se sentam em círculo e um aluno inicia a brincadeira segurando um novelo de lã. Ele deve dizer seu nome e passar o novelo para um colega, que fará o mesmo. Ao final, formará uma teia que simboliza a conexão entre todos. Essa atividade promove a socialização e o respeito, alinhando-se à habilidade BNCC: EF15LP02, que enfatiza a construção de relações interpessoais.

4. Caça ao Tesouro Cooperativa

A Caça ao Tesouro é uma atividade que pode ser realizada em grupos. Os alunos recebem pistas que os levam a diferentes locais da escola, onde devem trabalhar juntos para resolver enigmas e encontrar o tesouro. Essa atividade estimula a colaboração e o raciocínio lógico, alinhando-se à habilidade BNCC: EF02MA05, que envolve a resolução de problemas em grupo.

5. O Jogo das Cores

No Jogo das Cores, as crianças são divididas em grupos e cada grupo recebe uma cor. O objetivo é encontrar objetos daquela cor espalhados pela sala ou pátio. As crianças devem trabalhar juntas para coletar o maior número possível de objetos. Essa atividade promove a observação e a cooperação, alinhando-se à habilidade BNCC: EF02AR01, que trata da exploração de cores e formas.

6. Teatro de Fantoches

As crianças podem criar fantoches com materiais recicláveis e, em grupos, desenvolver pequenas peças teatrais. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão, além de promover o trabalho em equipe. Está alinhada à habilidade BNCC: EF15AR02, que envolve a criação e apresentação de produções artísticas.

7. Jogo da Memória Humana

Neste jogo, cada criança representa uma carta de memória, e os alunos devem encontrar seus pares. Por exemplo, se uma criança é um gato, deve encontrar a criança que é o cachorro. Essa atividade promove a interação e a memória, alinhando-se à habilidade BNCC: EF02LP02, que aborda a construção de conhecimento por meio da interação.

8. Construindo uma Cidade

As crianças recebem materiais como caixas, papel e fita adesiva para construir uma cidade em grupo. Cada grupo deve planejar e discutir quais edifícios e espaços públicos serão construídos. Essa atividade estimula a criatividade e o planejamento, alinhando-se à habilidade BNCC: EF02CI03, que envolve a exploração do espaço e da organização social.

9. Jogo do Silêncio

No Jogo do Silêncio, as crianças devem ficar em silêncio e observar o ambiente ao seu redor. Após alguns minutos, cada criança deve compartilhar algo que viu ou ouviu. Essa atividade promove a atenção e a escuta ativa, alinhando-se à habilidade BNCC: EF15LP03, que enfatiza a importância da comunicação e da escuta.

10. Dança das Cadeiras Cooperativa

Na Dança das Cadeiras, as crianças devem dançar ao som de uma música e, quando a música parar, devem encontrar um lugar para sentar. No entanto, em vez de eliminar quem não conseguir um lugar, todos devem trabalhar juntos para encontrar uma solução, como compartilhar cadeiras. Essa atividade promove a inclusão e a cooperação, alinhando-se à habilidade BNCC: EF02EF02, que aborda a convivência e o respeito mútuo.