15 Ideias de Atividades (BNCC) para professores eventuais

1. Jogo de Memória sobre a BNCC

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo de memória utilizando os principais conceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os alunos podem criar pares de cartas que representam habilidades e competências da BNCC, promovendo a fixação do conteúdo de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Debate sobre Direitos e Deveres

Organizar um debate em sala de aula onde os alunos discutem seus direitos e deveres como cidadãos. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, além de promover a cidadania. Habilidade BNCC: EF12CG03.

3. Produção de Vídeo Educativo

Os alunos podem criar um vídeo educativo sobre um tema da BNCC, utilizando ferramentas digitais. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologias, além de promover a pesquisa e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15ET01.

4. Criação de um Blog Escolar

Propor aos alunos a criação de um blog onde eles possam publicar textos, vídeos e imagens sobre temas abordados na BNCC. Essa atividade incentiva a escrita e a expressão digital, além de promover a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

5. Oficina de Artes Visuais

Realizar uma oficina de artes visuais onde os alunos possam expressar suas interpretações sobre temas da BNCC através de desenhos, pinturas ou colagens. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR01.

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Criar um jogo de perguntas e respostas sobre as habilidades da BNCC, onde os alunos podem competir em grupos. Essa atividade promove o aprendizado colaborativo e a revisão de conteúdos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

7. Leitura e Interpretação de Textos

Selecionar textos que abordem temas da BNCC e promover uma atividade de leitura e interpretação em grupo. Os alunos podem discutir o conteúdo e fazer conexões com suas experiências pessoais. Habilidade BNCC: EF15LP04.

8. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas da BNCC, utilizando recortes, desenhos e textos. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação visual de informações. Habilidade BNCC: EF15LP05.

9. Simulação de Cidadania

Realizar uma simulação onde os alunos devem representar diferentes papéis na sociedade, discutindo questões de cidadania e direitos humanos. Essa atividade promove a empatia e a compreensão social. Habilidade BNCC: EF12CG04.

10. Criação de um Podcast

Os alunos podem produzir um podcast sobre um tema da BNCC, discutindo suas opiniões e pesquisas. Essa atividade estimula a comunicação oral e o uso de tecnologias digitais. Habilidade BNCC: EF15LP06.

11. Análise de Mídias

Propor uma atividade onde os alunos analisem diferentes mídias (jornais, revistas, redes sociais) e discutam como elas abordam temas da BNCC. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a análise de informações. Habilidade BNCC: EF12ET03.

12. Criação de uma Linha do Tempo

Os alunos podem criar uma linha do tempo que represente eventos históricos relacionados aos temas da BNCC. Essa atividade ajuda a entender a cronologia e a importância dos eventos. Habilidade BNCC: EF15HI01.

13. Experimentos Científicos

Realizar experimentos científicos simples que abordem conceitos da BNCC, permitindo que os alunos aprendam na prática. Essa atividade estimula a curiosidade e o método científico. Habilidade BNCC: EF15CI01.

14. Visitas Virtuais a Museus

Utilizar recursos digitais para realizar visitas virtuais a museus e exposições que abordem temas da BNCC. Essa atividade amplia o conhecimento cultural e histórico dos alunos. Habilidade BNCC: EF15AR02.

15. Criação de um Jogo de Tabuleiro

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que envolva perguntas e desafios sobre a BNCC. Essa atividade estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a revisão de conteúdos de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP07.