15 Ideias de Atividades (BNCC) arte grega ensino fundamental

1. Criação de Máscaras Gregas

Os alunos podem explorar a rica tradição das máscaras teatrais da Grécia Antiga, criando suas próprias máscaras utilizando papel machê ou cartolina. Essa atividade permite que os estudantes se familiarizem com o teatro grego e a importância das máscaras na representação de personagens. Habilidade BNCC: (EF15AR01) – Experimentar e criar diferentes formas de expressão artística.

2. Pintura de Vasos Gregos

Os alunos podem reproduzir as técnicas de pintura de vasos gregos, utilizando tinta acrílica e vasos de barro. Essa atividade não só ensina sobre a arte grega, mas também sobre a mitologia e as histórias que esses vasos frequentemente retratam. Habilidade BNCC: (EF15AR02) – Reconhecer e valorizar a arte como forma de expressão cultural.

3. Dramatização de Mitos Gregos

Os alunos podem escolher um mito grego e dramatizá-lo em sala de aula. Essa atividade incentiva a pesquisa sobre a mitologia grega e desenvolve habilidades de interpretação e expressão corporal. Habilidade BNCC: (EF15AR03) – Participar de atividades de dramatização, expressando-se através da linguagem corporal e vocal.

4. Criação de Estátuas com Argila

Utilizando argila, os alunos podem criar suas próprias estátuas inspiradas na escultura grega. Essa atividade permite que os estudantes explorem a tridimensionalidade e a importância da escultura na cultura grega. Habilidade BNCC: (EF15AR04) – Produzir obras de arte em diferentes suportes e técnicas.

5. Estudo dos Deuses Gregos

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre os deuses e deusas da mitologia grega, apresentando suas características e histórias em um mural ou apresentação. Essa atividade promove o conhecimento sobre a cultura e religião grega. Habilidade BNCC: (EF15AR05) – Identificar e respeitar a diversidade cultural e religiosa.

6. Análise de Obras de Arte Grega

Os alunos podem analisar obras de arte grega, como esculturas e pinturas, discutindo suas características e significados. Essa atividade desenvolve o olhar crítico e a apreciação estética. Habilidade BNCC: (EF15AR06) – Analisar e interpretar obras de arte, reconhecendo seus contextos históricos e culturais.

7. Criação de um Diário de Viagem à Grécia Antiga

Os alunos podem imaginar uma viagem à Grécia Antiga e criar um diário com descrições de lugares, pessoas e eventos que encontrariam. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita. Habilidade BNCC: (EF15AR07) – Produzir textos de diferentes gêneros, utilizando a linguagem de forma criativa.

8. Montagem de um Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches representando personagens da mitologia grega e montar um pequeno teatro. Essa atividade incentiva a expressão artística e a colaboração em grupo. Habilidade BNCC: (EF15AR08) – Participar de atividades de criação coletiva, respeitando as ideias dos colegas.

9. Criação de um Mapa da Grécia Antiga

Os alunos podem elaborar um mapa da Grécia Antiga, destacando cidades, templos e locais importantes. Essa atividade promove o conhecimento geográfico e histórico. Habilidade BNCC: (EF15AR09) – Localizar e identificar elementos geográficos e históricos em mapas e outras representações.

10. Pesquisa sobre a Influência da Arte Grega na Arte Moderna

Os alunos podem investigar como a arte grega influenciou movimentos artísticos modernos, apresentando suas descobertas em um seminário. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e apresentação. Habilidade BNCC: (EF15AR10) – Realizar pesquisas e apresentar informações de forma clara e organizada.